Escola Estadual Henrique Diniz recebe equipe Ecos


Por Patrícia Azevedo
Repórter Dom Total

 

Quem frequenta a Escola Estadual Henrique Diniz, em Belo Horizonte, já percebeu a mudança. Os corredores estão mais limpos, as salas de aula mais organizadas, e o pátio ganhou lixeiras para coleta seletiva de lixo. Nos canteiros, placas identificam as mudas de verduras, que foram plantadas pelos próprios alunos. Couve, brócolis, pimenta e almeirão agora também fazem parte da comunidade acadêmica. “Desde que aderimos ao Movimento Ecos, estamos mais conscientes. Nosso empenho maior é para promover ações que melhorem o ambiente dentro da Escola”, afirma Fabiano Gustavo.

 

Cursando o 3º ano do Ensino Médio, o estudante está empenhado em levar o projeto adiante. Logo se oferecer para ser o guia em uma visita pelas dependências da Escola. Durante o passeio, Fabiano mostra orgulhoso as iniciativas que estão sendo desenvolvidas em prol do meio ambiente. “Nesta parede, temos a horta suspensa, que é feita com garrafas pet. Somos responsáveis por cuidar das mudas e colocar água”, conta.

 

Neste momento, a professora Ludiomar Rossi se aproxima e reforça o que foi dito pelo aluno. “São eles mesmos que tomam conta da horta. Antes, não se importavam com o meio ambiente, mas agora estão entusiasmados. Fico feliz em ver a mudança de atitude, pois algo precisa ser feito para salvar o planeta. E quanto antes, melhor”, completa a docente, que faz o acompanhamento das atividades extracurriculares.

 

Voltamos para a sala de aula, onde os demais alunos acompanham atentos palestra do professor Carlos Henrique Carvalho do Amaral. Carlos é advogado e mestrando da Escola Superior Dom Helder Câmara, e atua também como agente do Ecos. Além de discutir a questão ambiental e apresentar as próximas ações do movimento, falou sobre as 30 bolsas de estudo integrais que serão oferecidas aos estudantes de escolas públicas de Belo Horizonte. “As bolsas são para o curso de Direito em tempo integral da Escola Superior Dom Helder Câmara. Todos vocês podem concorrer, basta prestar o exame vestibular que será aplicado no fim do ano. Os melhores colocados serão contemplados”, informou.

 

Foi o fim do silêncio. Agora, os estudantes, animados, comentam com os colegas sobre o vestibular, questionam como funciona um curso em tempo integral e enchem o advogado Carlos de perguntas. O aluno Fabiano Gustavo aproveita a deixa para contar que deseja muito estudar na Dom Helder. “Tive a oportunidade de conhecer a Escola no encerramento da Gincana Ecos, realizado no último mês. Com certeza vou fazer o vestibular e espero ser aprovado”, afirma sem hesitar. Neste momento, já estamos caminhando rumo à saída, e Fabiano faz questão de acompanhar. Pergunto em qual colocação sua equipe terminou a competição e ele responde: “em terceiro”. Não era o resultado esperado, mas o aluno não parecia desanimado. “Foi muito legal participar da gincana. Melhor ainda saber que estamos ajudando o meio ambiente”, finalizou.

 

Maratona

 

A visita realizada na Escola Estadual Henrique Diniz, relatada no texto acima, foi apenas uma das ações promovidas pelo Movimento Ecos nesta semana. Na quinta-feira (23), os professores Gesun Prestes, Elmo Miranda e Carlos Henrique Carvalho estiveram nas escolas Santo Afonso e Ana de Carvalho Silveira. Nesta sexta-feira (24), foi a vez das escolas Henrique Diniz e Leopoldo de Miranda. “Estamos agora em fase de ampliação do número de instituições parceiras e consolidação das ações já implantadas. O nosso próximo ato conjunto deve ocorrer em setembro, durante o Congresso Internacional de Direito Ambiental”, informa o professor Francisco Haas, pró-reitor de extensão da Escola Superior Dom Helder Câmara e coordenador do Movimento Ecos.

 

Confira as fotos!

Fonte: Patrícia Azevedo

Publicado em: ECOS