Congresso: Pesquisador discutirá energias renováveis


Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, as fontes renováveis representam 45,4% de toda a energia produzida no Brasil, índice que deixa o país entre os mais ‘limpos’ do mundo industrializado. No entanto, o petróleo continua peça importante, correspondendo a 38% da matriz energética nacional.

 

Em termos globais, a situação é ainda mais preocupante: 87% da produção de energia do planeta provêm do petróleo. Além de ser um recurso não-renovável, o combustível é considerado um dos grandes ‘vilões’ do chamado aquecimento global, tendo em vista sua grande utilização nos meios de transportes como carros e motos.

 

Para discutir o cenário e os desafios da transição da energia fóssil para energias renováveis, o Congresso Internacional de Direito Ambiental receberá o pesquisador Gerd Winter, da Universidade de Bremen-Alemanha. Doutor em Direito Público, Direito Europeu e Sociologia, Winter também abordará a situação da energia nuclear, que corresponde a 14% do consumo de eletricidade no mundo.

Congresso

 

As principais autoridades nacionais e internacionais em meio ambiente estarão reunidas em Belo Horizonte, de 12 a 14 de setembro, para Congresso Internacional de Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável promovido pela Escola Superior Dom Helder Câmara.

 

Durante os três dias, estarão em debates temas como resíduos sólidos e florestas, energias renováveis, avanços e retrocessos na legislação ambiental brasileira, novo Código Florestal, Rio+20 e o Desenvolvimento Sustentável.

 

“O Congresso têm caráter transdisciplinar. Dessa forma, é destinado a profissionais e alunos de graduação e pós-graduação em Direito, como também a todas as pessoas que tenham afinidade com a temática e grupos propostos”, explica a professora Valdênia de Carvalho, pró-reitora de pós-graduação da Escola Superior Dom Helder Câmara e membro da comissão organizadora.

As inscrições estão abertas e devem ser realizadas na página especial do Congresso.

Fonte: Da Redação