Congresso Internacional fará homenagem ao MST


A Escola Superior Dom Helder Câmara, através do seu Programa de Pós-Graduação em Direito, Mestrado em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, realiza do dia 12 ao dia 14 de setembro próximo, o Congresso Internacional de Direito Ambiental.

 

Leonardo Boff fará a conferência de abertura, procurando situar a temática do Congresso no contexto geral da inter e transdisciplinaridade. Boff falará sobre "Ecologia: Sustentabilidade e Cultura".

 

Antes da abertura do Congresso, Leonardo Boff concederá entrevista exclusiva ao Dom Total e, logo após a solenidade, estará autografando no Hall da Recepção.

 

Além de Leonardo Boff, nomes do Brasil reconhecidos na área ambiental e da Alemanha, Portugal, Espanha, EUA… também falarão no Congresso. Confira os demais temas e conferencistas nacionais e internacionais: Programação.

 

Durante o Congresso, haverá a exposição artística da Coleção "Terra", do mineiríssimo Sebastião Salgado, com apresentação de José Saramago e poema de Chico Buarque de Holanda. A Coleção de telas foi doada à Escola Superior Dom Helder Câmara pela FAJE (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia), na pessoa do Jesuíta Delmar Cardoso. No 5º aniversário da Escola Superior Dom Helder Câmara foi feita uma homenagem ao MST, através do "Destaque Dom Helder" a João Pedro Stédile. Neste 10º aniversário da Dom Helder (12 de setembro), será feita uma homenagem ao MST através da instalação artística da Coleção "Terra". Para o reitor da Escola, Paulo Stumpf, o MST, além de ser o maior e mais bem organizado movimento social do Brasil, trata de questões fundamentais como a ambiental e a social (terra e direitos sociais dos trabalhadores rurais). Segundo o reitor, o Mestrado e o Congresso têm também esse enfoque socioambiental.

 

Na tarde do dia 14, sexta-feira, o ECOS, com muito humor, música e teatro, fará o "Enterro Solene" do Código Florestal brasileiro. O ECOS é um movimento socioambiental e jurídico composto por estudantes do ensino médio, universitários, advogados e professores de Direito. A manifestação acontecerá a partir das 16h, diante da Escola Superior Dom Helder Câmara (Rua Álvares Maciel, 628 – Bairro Santa Efigênia – Belo Horizonte).

 

Nas tardes do Congresso, Mestrandos e Professores do Mestrado em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Escola Superior Dom Helder Câmara estarão apresentando trabalhos científicos e promovendo o debate em oficinas temáticas.

 

As inscrições já estão esgotadas. Interessados ainda poderão se inscrever na "Lista de Espera" e, se houver desistências, poderão ser chamados.

 

Todas as conferências do Congresso serão transmitidas ao vivo pela revista eletrônica Dom Total.

Fonte: Da Redação