2012, o ano mais quente da história dos Estados Unidos


A área continental dos Estados Unidos estão registrando o ano mais quente de sua história, com 47 de 48 estados apresentando temperaturas acima da média histórica, segundo informações oficiais divulgadas nesta segunda-feira.

 

A Direção Nacional Oceanográfica e Atmosférica dos Estados Unidos disse que a temperatura média desde janeiro até agosto deste ano foi de 14,8 ºC (58,7 ºF), batendo o recorde de 2006 e ficando 2,2 ºC (4,0 graus F) acima da média de todo o século XX.

 

Apenas Washington, no noroeste do Pacífico, teve temperaturas próximas a sua média, apesar de o estado, como a maioria do país, sofrer com um clima mais seco que o habitual, segundo a agência.

 

O verão de 2012 foi o terceiro mais quente na história do país. Em agosto, a temperatura média nos Estados Unidos continental foi de 23,6 ºC (74,4 ºF). Acima da média do século XX, foi o décimo sexto agosto mais quente, de acordo com os registros.

 

O planeta apresentou uma série de temperaturas recordes na última década. Os cientistas as atribuem à mudança climática derivada da produção industrial de dióxido de carbono, que causou aumento das temperaturas, além de uma maior frequência de desastres naturais.

Fonte: AFP