Sistema de monitoramento ambiental na Amazônia no Brasil


Uma parceria entre a Universidade da Tasmânia, na Austrália, e o Instituto Tecnológico Vale testará um sistema novo de monitoramento ambiental na Amazônia. Com o investimento de, aproximadamente, R$ 1,5 milhão, os veículos não são tripuláveis e possuem sensores miniaturizados.

A tecnologia apresentará resultados em até dois anos e pode render uma " transformação da maneira como se faz monitoramento ambiental", explicou ao Estadão o pesquisador da universidade australiana, Paulo Antônio Júnior.

"Imagina se você tivesse a oportunidade de medir a temperatura em cada folha de uma árvore numa região, por exemplo, de dez hectares? Esse detalhe da informação nós não temos hoje", entusiasmou-se o pesquisador, ao explicar o processo de monitoramento.

O sistema funcionará como uma "nuvem de pólen", denominou Júnior. Milhares de microssensores cairão sobre uma região para fazer medidas pontuais, como variações de temperatura, pH e gases.

As medições serão possíveis até nas áreas baixas, no meio aquático e em copas de árvores. "Vamos entender dinâmicas de pássaros, insetos e árvores com mais precisão, como nunca se fez antes", enfatizou.
 


Para o pesquisador, o monitoramento de colônias de insetos pode ser a principal aplicação da nova tecnologia. "Os insetos poderiam trazer uma série de dados sobre mudanças do clima de forma indireta, porque são afetados de maneira muito clara pelas alterações climáticas. Seria algo fantástico, não temos nada parecido."

Fonte: Eco Desenvolvimento