Cientistas descobrem fóssil raro de ataque de aranha contra presa

Pesquisadores da Universidade Estadual do Oregon, nos Estados Unidos, descobriram o que dizem ser o primeiro fóssil já encontrado de uma aranha atacando sua presa, de 100 milhões de anos aproximadamente, datando do início do período Cretáceo.

O fóssil raro está em uma peça de âmbar e mostra o ataque do aracnídeo em sua teia contra uma vespa, segundo os cientistas. A peça contém ainda o corpo de uma aranha macho na mesma teia, e foi encontrada em um vale em Mianmar, na Ásia, relata o site da universidade.

A descoberta foi publicada no periódico “Historical Biology”. Para os pesquisadores, o âmbar registra a evidência mais antiga de comportamento social entre aranhas, com os dois aracnídeos juntos na teia. O comportamento é muito raro, mas existe ainda hoje em algumas espécies, segundo os cientistas.

Os pesquisadores acreditam que as primeiras aranhas surgiram no planeta há cerca de 200 milhões de anos, mas os fósseis mais antigos datam de cerca de 130 milhões de anos, afirma o site da Universidade Estadual do Oregon.

Tanto a aranha quanto a vespa encontradas no fóssil pertencem a espécies extintas e foram descritas na pesquisa.

Fonte: Ambiente Brasil