Candidato à mascote das Olimpíadas ameaçado de extinção


Forte candidato a mascote nas Olimpíadas de 2016, o simpático macaco muriqui (em tupi, ´povo manso da floresta´ evidenciando a pacificidade e o gosto desses animais por abraços), está seriamente ameaçado de extinção. O maior macaco das Américas, exclusivo da biodiversidade brasileira e presente em grande parte da Mata Atlântica que integra o Rio de Janeiro, sofre com a caça esportiva e – pasmem – para o consumo humano.

 

Na verdade, além da carne do muriqui ser bem apreciada para o consumo no passado, a redução drástica dos exemplares desse primata aconteceu, principalmente, pela extração do palmito juçara, que mesmo proibida há duas décadas ainda é muito comum em grandes áreas de São Paulo e do Rio.

Além da destruição do habitat, da caça e da introdução de doenças pelo contato com os caçadores, outro motivo levou a uma das espécies existentes, o muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxanthus) à posição de criticamente em perigo, em uma lista elaborada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), com os 100 animais mais ameaçados do mundo: a baixa taxa de reprodução.

Com uma gestação de 210 a 255 dias, a fêmea muriqui tem seu primeiro filhote somente depois dos oito anos de vida.

Conservação

Além do muriqui-do-norte, que vive no Rio, Minas Gerais, Espírito Santo e já está extinto na Bahia e em Sergipe, há o muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides), espécie que habita o Paraná, São Paulo e sul do Rio. A única diferença entre as duas espécies é que o muriqui-do-norte tem o rosto despigmentado e um polegar pouco útil.

Os muriquis, reduzidos a pouco mais de três mil indivíduos, sobrevivem atualmente em parques estaduais e nacionais. Apesar da caça existir até hoje, há avanços nos esforços de conservação. O Plano de Ação Nacional dos Muriquis, por exemplo, propõe estratégias para proteger a espécie.

Outra proposta é a criação de um corredor ecológico ligando duas reservas de proteção da Mata Atlântica em São Paulo, possibilitando que os muriquis se espalhem por uma área maior. O projeto pretende ainda implantar trilhas para que turistas e visitantes tenham mais proximidade com os primatas, ávidos por quem os abrace.

Fonte: Eco Desenvolvimento