40% da água tratada no Brasil é desperdiçada


Por Caroline Machado
Repórter DomTotal

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cada brasileiro consome 250 litros de água por dia, sendo que cada pessoa necessita de aproximadamente 110 litros diários para suprir suas necessidades de consumo e higiene. Para o Engenheiro Ambiental e especialista em recursos hídricos, Marcelo Rodrigues, quando o tema abordado é água, o Brasil pode ser considerado grande privilegiado, porém não conta com uma população consciente.

A Agência Nacional de Águas (ANA) aponta que 40% da água retirada no país é desperdiçada. “Se devemos encontrar um culpado pela escassez de água no Brasil e no mundo, pode ter certeza de que não se trata da natureza. A população brasileira precisa, o quanto antes, realizar a prática de economia de água e seu consumo consciente, para evitar sérios problemas futuros”, afirma Rodrigues.

Segundo a ANA o Brasil extrai de seus rios e subsolo 840 mil litros de água a cada segundo. Dividindo esse número pelos 188,7 milhões de brasileiros, a Agência conclui que cada habitante consumiria, em média, 384 litros por dia. Porém, o Relatório de Desenvolvimento Humano 2006 mostra que este gasto cai para 185 litros. O restante é utilizado desenfreadamente pela agricultura, pecuária e indústria, mas a maior parte é desperdiçada pela população.

De acordo com Marcelo Rodrigues de cada 10 municípios brasileiros, seis registram perdas de volume de água entre 20% a 50%. “As ligações clandestinas, os vazamentos em redes antigas e mal planejadas, além do consumo inconsciente aumentam o desperdício de água tratada. O mais importante a ser destacado é o fato de que a água é um recurso natural finito, mas ainda assim renovável. A natureza é capaz de repor seus suprimentos, desde que a humanidade não os contamine ou desperdice rápido demais”, conclui o engenheiro.

A reportagem do DomTotal foi às ruas para comprova os dados sobre o assunto. Confira depoimentos de algumas pessoas que responderam à pergunta: Você desperdiça água?

Ana Claudia Vieira Melo, 38 anos, Do Lar

Eu tenho tentado fazer a minha parte, desde que vi uma reportagem na TV, há alguns anos. Todas as dicas que deram na época, eu sigo à risca, só não consigo economizar muito na hora do banho. O banho para mim é uma terapia. Dou muito valor à agua, e me dói o coração ver nossos rios poluídos e cheios de lixo. As vezes me pego pensando ‘até quando teremos água limpa para beber?’ Se cada um fizesse a sua parte, já seria um bom começo.

 

Vitor Alves da Silva, 19 anos, Universitário

Muitas vezes acontece por distração, mas eu estou fazendo o possível para me corrigir. Não preciso citar o quanto vital para nós é a água. Sei que a preocupação atual é com o aquecimento global, mas não podemos nos esquecer dos outros problemas relacionados à natureza.

Marcos Daniel de Paula, 52, Relações Públicas

Eu não desperdiço água. A água é a única fonte para a nossa sobrevivência e desperdiça-la significa se despreocupar com o futuro da humanidade.

Ana Luiza Fonseca Resende, 26 anos, Recepcionista

Sinceramente? Desperdiço. E duvido que alguém diga que não. Outro dia vi uma reportagem, no dia internacional da água, que devemos puxar a descarga por no máximo 5 segundos. Nem sei dizer quantas vezes fiquei lá apertando por mais de 5 segundos. Algumas coisas não faço mais, como escovar os dentes com a torneira aberta. Sei que temos de usar a água com consciência. Irei fazer uma forcinha.

Claudio Eduardo Medeiros, 24 anos, Universitário

Eu tento de tudo, mas às vezes a distração me vence. Acabo esquecendo uma ou outra torneira aberta, uso o chuveiro ligado durante todo o banho, mas tento economizar de todo o jeito. Acho que é costume. Mas não gosto de desperdício, por isso não só eu, mas todos nós devemos fazer a nossa parte.

 

Janete Aparecida de Oliveira Rocha, 39 anos, Empresária

Tenho me esforçado bastante e conscientizado todos na minha casa sobre cada gota de água perdida. A situação é extremamente delicada, e precisamos nos reeducar em relação ao uso da água.

Camila Almeida Cruz, 32 anos, Gerente de Vendas

Eu fico sempre me policiando para não desperdiçar nada. A única hora do dia que acho que desperdiço água é durante o banho, porque tenho preguiça de ficar fechando o registro. Mas meu banho não dura mais de 15 minutos, às vezes nem chega a isso, o problema é que tomo banho varias vezes ao dia, então meu desperdício é grande.

Fonte: Redação DomTotal