Museu subaquático protege corais de Cancún


Visitar os corais de Cancún, no México, pode ser o sonho de muitas pessoas, mas talvez esta visita não seja lá muito benquista, principalmente, pela fauna local. A visita de 87 mil pessoas, por ano, em média, tem levado a quebra das rochas, intoxicação por meio dos protetores solares e estresse entre os animais.

Uma medida para reduzir este problema foi tomada por empresários e artistas locais. Idealizado por Jaime Gonzalez, diretor do Parque Nacional Isla Mujeres em Cancún, foi criado sob as águas da região um museu de formas humanas e réplicas de moradores locais, e que tem como meta desviar os turistas dos corais para a nova atração, informou o site português GreenSavers.

As esculturas são do escultor britânico Jayme Taylor e foram pensadas para interagir com as águas e com os animais. Os turistas fazem a visita ao museu com equipamento subaquático.

O projeto, que começou com 200 estatuetas, já possui cerca de 470, segundo a Scientific American, e deve chegar a dez esculturas na próxima década. Os custos para isso devem chegar a 6 milhões de euros (cerca de R$ 17 milhões). Assim será possível impedir, totalmente, a visita aos corais, informam os participantes.

Fonte: Eco Desenvolvimento