Parceria: Flávio dos Santos, ECOS e Embrapa


Por Caroline Machado
Repórter DomTotal

 

Durante a manhã desta terça feira, 20, representantes do Movimento ECOS (o professor Elmo Júlio e os estudantes de Direito Dayane Cristina de Souza e Abner Batista) compareceram à Escola Estadual Flávio dos Santos, localizada no bairro Concórdia, para acompanhar uma palestra da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – sobre “Disseminação das Tecnologias Sociais”, abordando o projeto “Barraginhas” e “Lago de Múltiplo Uso”.

Alunos do Ensino Médio, inscritos no Movimento, acompanhados das Coordenadoras do Núcleo ECOS na instituição, Elisangela Rodrigues, professora, e Deuzina Elaine Melo Casteluber, vice-deiretora, assistiram atentamente e de forma interativa aos relatos feitos por Luciano Cordoval de Barros, Engenheiro Agrônomo da Embrapa, que ministrou a palestra.
 


Luciano abordou o fato de que “70% de todas as doenças são adquiridas na ingestão de água mal tratada”. Para amenizar esta realidade a Embrapa tem realizado parcerias com comunidades carentes no intuito de “favorecer a boa saúde da população brasileira, cuidando da água e dos alimentos”, destaca o Engenheiro.

A estudante da Escola Superior Dom Helder Câmara Dayane Cristina de Souza, responsável por assessorar o Núcleo ECOS nesta escola, foi a intermediária e idealizadora da união ‘Flávio dos Santos Embrapa’. Sabendo da determinação da instituição em plantar uma horta comunitária, a universitária correu atrás de planos e ações que possibilitaram a realização deste projeto.

“Ao ver o comprometimento dos alunos, bem como da professora Elisangela e da vice-diretora Elaine, resolvi entrar em contato com algumas empresas para ver o que conseguiria para ajudá-los. Lembrei-me logo da Embrapa, a qual tive a oportunidade de visitar no Ensino Médio. Fiz contato com o Luciano, do Projeto Barraginhas, que foi muito prestativo. Propôs-se a visitar a escola, dar uma palestra e levar como presente um kit irrigação para a horta que está sendo construída”, conta Dayane.

Após a palestra Luciano ministrou uma aula prática, no espaço onde está acontecendo o plantio, ensinando aos alunos como montar um sistema de irrigação para uma horta educativa. “Foi emocionante ver as primeiras gotinhas de água saírem do novo sistema de irrigação que, sem dúvidas, contribuirá e muito com o bom andamento do projeto”, exclama Dayane.

Vários estudantes, após conhecerem os benefícios e facilidades de implantação das ações da Embrapa, demonstraram interesse de iniciar uma parceria para levar o projeto para a terra de seus país e avós. Luciano aproveitou para doar “Kits Irriga Hortas”, constituídos de conexões e fitas, aos alunos e professores. “Pelo que pude perceber gostaram do tema e da demonstração, deu para notar pela atenção que dedicaram e interatividade, difícil hoje em dia manter jovens alunos atentos o tempo todo”, declara o Engenheiro.

Também foram distribuídos bonés, camisas, DVDs e folderes do projeto Barraginhas. “Foi uma manhã proveitosa, sementes foram distribuídas, sendo colocadas nas cabeças desses estudantes que as dispersarão gradativamente vida afora”, conclui o Engenheiro.

 

Assista ao vídeo que mostra o trabalho realizado pela Embrapa: Integração de Barraginhas e Lago Garante Água em Propriedades Rurais

Movimento ECOS
 


ECOS – Movimento Socioambiental e Jurídico – é uma organização de promoção e defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. Foi constituído com o apoio da Escola Superior Dom Helder Câmara, uma Instituição de Ensino Superior, comunitária, sem fins lucrativos, com sede em Belo Horizonte. Esta iniciativa foi motivada, principalmente, pela Campanha Ecumênica da Fraternidade/2011, cujo tema é “Fraternidade e a Vida no Planeta”.

 

Clique aqui e confira as fotos!

Fonte: Redação DomTotal

Publicado em: ECOS