Parceiros: ECOS e jovens da Bernardo Monteiro


Localizada na área central do bairro Calafate, a Escola Estadual Bernardo Monteiro recebeu, na última quarta-feira, 28, a visitada do Movimento ECOS, representado pelo professor Elmo Júlio. Nesta oportunidade o Movimento reforçou, através de uma oficina, os ideias de sua bandeira, seus paradigmas sobre ecologia, sustentabilidade e equidade social.

 

A professora Dorilene, atual diretora da instituição, recebeu o ECOS com entusiasmo e otimismo, juntamente com seus alunos do terceiro ano do ensino médio, que se mostraram atenciosos durante a fala do professor Elmo. Os jovens participaram efetuando indagações e mostrando total interesse em participar do projeto em benefício ao meio ambiente.

 

A Bernardo Monteiro completará seu primeiro centenário este ano, e com o apoio da diretora Dorilene pretende se engajar em ações sérias que possam auxiliar na evolução e organização do espaço escolar e seus alunos. Durante a oficina já foram planejadas duas ações em parceria com o ECOS: 1) O cultivo de uma horta produtiva, que atenda a sustentação da escola para a própria merenda e que possa servir de laboratório para os educandos de diversas disciplinas, tais como biologia e química. 2) Revitalizar e aproveitar o espaço da pracinha em frente a escola, que encanta o local com um coreto, para reunir comunidade, educação e entretenimento, em um espaço cultural que relembra os bons tempos das canções e recitais de praças na capital mineira.

 

“A música, a poesia, o teatro, as artes em geral, são armas poderosas para melhorar e aprimorar a harmonização dos ambientes, minimizando o stress e o cansaço das pessoas, envolvendo nossos jovens em um processo de recuperação de valores que às vezes é oprimido por este universo técnico-científico em que vivemos”, disse Elmo.

 

Na primeira semana de setembro a Bernardo Monteiro receberá uma nova visita do Movimento ECOS, desta vez representado por uma dupla de estudantes de Direito da Escola Superior Dom Helder Câmara, que possibilitarão o início da realização deste trabalho.

Fonte: Da Redação

Publicado em: ECOS