Fórum Técnico Mobilidade Urbana – Construindo Cidades Inteligentes


19 e 20 de setembro de 2013

   Já estão abertas as inscrições para o Encontro Estadual sobre Mobilidade Urbana que será realizado nos próximos dias 19 e 20 de setembro, no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O encontro encerra o Fórum Técnico Mobilidade Urbana – Construindo Cidades Inteligentes, lançado oficialmente pela Assembleia em 20 de fevereiro deste ano, junto com dezenas de órgãos e entidades da sociedade civil. Entre os assuntos que serão discutidos nesta etapa final, vários deles estão na agenda das manifestações de rua realizadas em todo o País, como a melhoria do deslocamento nas cidades, transparência e controle social das tarifas do transporte coletivo.

   As inscrições podem ser feitas por meio de formulário no Portal da Assembleia. O fórum foi construído pela ALMG junto com 95 entidades parceiras, como fundações, prefeituras, secretarias, associações, sindicatos, autarquias, faculdades, institutos e movimentos de todo o Estado. Os objetivos são mobilizar poder público e sociedade para o tema e capacitar gestores públicos, já que os municípios com mais de 20 mil habitantes devem elaborar seus Planos Municipais de Mobilidade. até 2015, conforme determina a Lei Federal 12.587, de 2012, que institui a Política Nacional de Mobilidade Urbana.

   Entre os convidados para o encontro estão representantes da sociedade civil e especialistas de Belo Horizonte, Maringá (PR), Goiânia (GO), Rio de Janeiro e São Paulo, com destaque para o diretor técnico de Mobilidade Sustentável para a América Latina do Institute for Transportation and Development Policy, Ulises Navarro.

Destaques – A abertura do encontro estadual do fórum será no dia 19, às 9 horas, seguida de discussões sobre os temas “Política Nacional de Mobilidade Urbana e as Perspectivas dos Planos Municipais” e "Desafios do Planejamento Urbano em Minas Gerais e a Construção dos Planos Municipais de Mobilidade Urbana”.

   Às 11 horas, está prevista a entrega das propostas coletadas na consulta pública aberta no Portal da ALMG para receber sugestões da população e também aquelas tiradas em dois encontros metropolitanos realizados no primeiro semestre. Um deles, da Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi realizado em Betim, e o outro, da Região Metropolitana do Vale do Aço, foi em Timóteo. Às 14h30, novo debate, desta vez em torno de “Gestão e planejamento da mobilidade urbana”.

   No dia 20, dois painéis fecham o evento. Na parte da manhã, “Cidades inteligentes e sustentáveis”. À tarde, “Transporte coletivo: tarifas, gratuidades e e transparência", reunindo convidados como André Henrique de Brito Veloso, membro da Assembleia Popular Horizontal de Belo Horizonte – Grupo de Trabalho de Mobilidade Urbana; Haydee Svab, pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) e integrante da Transparência Hacker, entidade que discute a necessidade de transparência no setor público.; representantes da BHTrans, do consórcio Transfácil e da área de Orçamento da Prefeitura de Belo Horizonte.

Mais Informações: http://www.almg.gov.br/acompanhe/eventos/hotsites/2013/mobilidade_urbana/