ONU cita esperança da Rio+20 em dia de preservação da camada de ozônio


O tema deste ano é "uma atmosfera saudável, o futuro que queremos"; Ban Ki-moon afirmou que desafios exigem respostas extraordinárias

   A Organização das Nações Unidas (ONU) comemora em 16 de setembro o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio. O tema deste ano é "uma atmosfera saudável, o futuro que queremos". A organização escolheu a data para marcar a assinatura do Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Danificam a Camada de Ozônio, firmado em 1987.

   Em mensagem para comemorar o dia, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que "desafios extraordinários exigem respostas extraordinárias". Ele afirmou que ao mesmo tempo em que se implementam os resultados da Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, o Protocolo de Montreal representa uma esperança. Ban disse que a uma geração atrás, os países concordaram em agir na proteção da camada de ozônio.

   O documento determina a proteção da camada de ozônio, contribui de forma significativa para a mitigação climática e lembra que em face a ameaças existenciais, as nações mundiais são capazes de cooperar pelo bem comum, segundo o chefe da ONU. O secretário-geral disse esperar que esse dia sirva para inspirar a comunidade internacional na criação de uma nova visão e de uma agenda de desenvolvimento pós-2015.

Com informações da Rádio ONU.

 

Foto: Programa de Gestão Ambiental Grupo Zenardo

Fonte: Terra