‘Água em pó’ é promessa para o futuro do planeta


Por Caroline Machado
Repórter DomTotal

 

De acordo com a descoberta do engenheiro químico mexicano Sérgio Jesus Rico Velasco, um pó chamado “Chuva Sólida” será o responsável por dar fim aos complicados períodos de seca em várias regiões do mundo, superando o desafio global de se cultivar em condições áridas.

Alguns especialistas negam a eficácia do produto, alegando falta de comprovação científica, mas pesquisadores mexicanos da empresa Silos de Água têm desenvolvido um pó capaz de reter grandes quantidades de água e liberá-la aos poucos, alimentando plantações durante períodos sem chuva.

O produto é derivado de uma tecnologia criada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) em 1968 e usada na fabricação de fraldas. Velasco readaptou e patenteou a tecnologia e já vende a "Chuva Sólida" no México há cerca de 10 anos. Segundo os fabricantes, 10 gramas do material são capazes de absorver um litro de água. Sua empresa afirma ainda que testes feitos pelo governo mexicano indicaram que a colheita poderia ser ampliada em 300% quando o produto era misturado ao solo.

 

Outros fins

Além de favorecer a agricultura a água em pó pode ainda combater o aquecimento global. Segundo pesquisa apresentada pelo cientista britânico Andrew Cooper, durante o 240º Encontro Nacional da Sociedade Americana de Química, nos Estados Unidos, cada grão do pó possui uma concentração de 95% de água, a mesma de uma melancia, e pode armazenar gases, como o dióxido de carbono (CO2).

Em pesquisas de laboratório, Cooper descobriu que a substância também seria capaz de acelerar a produção de matéria-prima utilizada na fabricação de remédios, alimentos e outros bens de consumo.

Fonte: Redação DomTotal