Dia da Árvore: o que você está fazendo pela preservação?


                             

No dia 21 de setembro comemora-se o Dia da Árvore, data criada com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental. Afinal, as árvores são as responsáveis por atuar no combate à poluição, contribuindo para melhorar a qualidade do ar respirado, reduzir o calor e a incidência direta de raios solares, além de serem importantes para a retenção das águas das chuvas, reduzindo a ocorrência de enchentes.

Tamanha é a importância do verde em nossa vida que esse foi o tema estudado pelo último Relatório Global de Espaços Verdes, elaborado pelo Grupo Husqvarna. A proposta foi avaliar a interação das pessoas com espaços verdes, como parques, jardins e florestas, e o que estamos fazendo para preservar esse bem tão valioso.

Nesta pesquisa, cerca de 4.500 pessoas de diferentes países foram entrevistadas e 82% delas disseram que áreas verdes ajudam a combater o estresse e a ansiedade. Outro dado que chama a atenção é que muitas pessoas estariam dispostas a investir tempo, conhecimento e dinheiro na conservação dos espaços verdes públicos. Entre os entrevistados, 55% disseram que estão dispostos a oferecer seu tempo, 32% seus conhecimentos e 22% dariam dinheiro para deixar os ambientes mais verdes.

Nesta questão, o maior desejo de ajudar vem dos pais, que enxergam que os filhos tem menos contato com a natureza do que eles quando jovens, e por isso gostariam de reverter esse cenário.

Mas não é só a sociedade civil que está preocupada com a questão. Uma atividade que ganha força em nosso país é a silvicultura, responsável por cultivar novas florestas em áreas degradadas, para serem utilizadas pela indústria de celulose, madeiras, carvão, entre outros fins comerciais.

Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (Abraf) indica que, no ano de 2012, a atividade foi responsável pela geração de 4,4 milhões de empregos, além disso, o valor bruto da produção alcançou os R$ 56,3 bilhões, número 4,6% superior ao registrado em 2011. O estudo apontou ainda que o plantio de eucalipto e pinus atingiu os 6,66 milhões de hectares, o que representa um aumento de 2,2% em relação ao levantamento feito no ano anterior. A atividade é altamente lucrativa, para se ter uma ideia, uma produção de eucalipto oferece até 10 vezes mais renda na mesma área da pecuária e sem precisar diminuir o rebanho.

Nos últimos anos, a conservação das árvores e florestas tornou-se uma questão essencial para a garantia de uma vida com mais qualidade. Cada segmento da sociedade contribui da melhor forma possível, seja plantando uma árvore em seu jardim, em um parque público ou investindo fortemente no segmento de florestas plantadas, todos em prol de um único objetivo: um planeta mais verde, limpo e saudável. Por isso, neste Dia da Árvore, que tal pensar em alternativas para preservar o nosso maior patrimônio natural?

Foto: Reprodução

Graziela Lourensoni*

*Graziela Lourensoni é gerente de Marketing e Produtos para a América Latina da Husqvarna.