Desperdício de alimentos é prejudicial ao meio ambiente


Por Caroline Machado
Repórter DomTotal

 

Você sabia que quem desperdiça comida contribui para um meio ambiente pior? A conclusão é da FAO, braço da Organização das Nações Unidas (ONU) para Alimentação e Agricultura que publicou na semana passada o relatório “Os rastros do desperdício de alimentos: impactos sobre os recursos naturais”.

De acordo com os dados apresentados pela FAO, o gasto hídrico da Agricultura aumenta à medida que alimentos são jogados fora. Isso acontece porque justamente a Agricultura é responsável por utilizar 70% da água doce consumida no mundo. Ou seja, ao deixar aquele resto de legumes no prato, o indivíduo amplia os danos à biodiversidade.

Dados do Centro de Agroindústria de Alimentos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apontam que o Brasil desperdiça mais de 11 milhões de toneladas de alimentos todos os anos. Em sua decomposição o lixo orgânico libera gás metano, 21 vezes mais influente no efeito estufa que o gás carbônico, além do chorume, um líquido com alto potencial de contaminação do solo e dos lençóis freáticos, segundo informações da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM).

Baseado neste relatório da FAO, o DomTotal foi às ruas para saber da população: “Você desperdiça comida ou conhece alguém que o faça”?

Nilson Ribeiro, 59 anos, Empresário – Dono do Restaurante Caçarolinha, no Bairro Santo Antônio

“No ramo em que atuo é praticamente impossível não desperdiçar. Em meu restaurante servimos uma média diária de 150 refeições em buffet self service e precisamos nos basear sempre neste número. Infelizmente há dias em que a comida sobra, o que não pode ocorrer é a falta. Uma das soluções que encontramos para reduzir o desperdício é permitir que os funcionários levem as sobras para casa, mas servir o que foi exposto no dia anterior é inviável”.
 


Ana Carolina Santos, 32 anos, Enfermeira

“Normalmente faço a comida de forma a evitar desperdícios. Cozinho alguns pratos apenas quando vou receber a família ou amigos em casa, pois moro com meu marido e para duas pessoas é um desperdício. Mas no dia-a-dia as vezes não tem como evitar, quando sobra um pouco e não dá para guardar minha cachorrinha agradece o acréscimo de comida à ração dela.”

 

Aline Azeredo Rossi, 61 anos, Costureira
 


“Meu marido trabalha fora e durante a semana peço um marmitex pra minha neta e eu almoçarmos. Foi o meio que encontrei de não desperdiçar tanta comida. Quando fazia o almoço jogava muita coisa fora, por não ter com quem dividir. Nos fins de semana as refeições são mais tumultuadas com as reuniões de filhos e netos. Na segunda-feira, o que sobrou do sábado e domingo eu dou para minha faxineira, assim eu não jogo fora e ela fica super satisfeita.”

 

Ricardo Melo Cruz, 36 anos, Empresário

“Infelizmente na minha casa acontece muito desperdício. Tenho três filhas que quase não comem. Minha esposa prepara o almoço e o jantar diariamente numa quantidade suficiente para nós cinco, mas nem sempre as meninas têm apetite e quando o alimento não pode ser requentado acaba indo pro lixo. Seria até bom encontrar uma maneira para reaproveitar as sobras, mas em minha casa isso não acontece.”

Alice Duarte da Silva, 73 anos, Aposentada

“Vivi minha infância e adolescência na roça, então meus pais sempre me ensinaram a não desperdiçar nada e sempre encontrar uma maneira de reaproveitar as sobras. Tive seis filhos e com eles em casa era mais comum faltar do que sobrar. Hoje morando sozinha e aposentada quase não almoço em casa, durante a semana vou ao restaurante popular e levo uma vasilhinha para guardar as sobras para o jantar. No fim de semana vou sempre para casa de uma de minhas filhas, lá tento reaproveitar todos os restos, até mesmo as cascas de frutas e legumes, que servem como adubo para as plantas. Mas hoje em dia é muito comum o desperdício, o jovem é inconsciente e não vê que as pequenas atitudes podem fazer grande diferença.”

Carlos Eduardo Figueiredo de Souza, 21 anos, Universitário

“Sei que não é legal desperdiçar, mas costumo ter o olho maior do que a barriga, às vezes coloco muita comida no prato e não dou conta de tudo. Acho que minha mãe até se acostumou, nem pega no meu pé mais. E sendo sincero, não tenho ideia do que ela faz com as sobras, acho que acabam indo pro lixo mesmo.”

Fonte: Redação DomTotal