4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente


     

 

Na próxima semana acontece em Brasília a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA). O tema a ser discutido este ano é "A Política Nacional de Resíduos Sólidos". A Conferência acontecerá de 24 a 27 de outubro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil  (CICB). O CICB fica localizado no Setor de Clubes Esportivo Sul, Trecho 2, Conjunto 63, Lote 50, próximo à Ponte JK.

São objetivos da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente:

  1. Divulgar a Política Nacional de Resíduos Sólidos para cada ente da federação.
  2. Contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos com foco nos eixos: Produção e Consumo Sustentáveis, Redução de Impactos Ambientais, Geração de Emprego e Renda e Educação Ambiental.
  3. Estabelecer a responsabilidade compartilhada entre governos, setor privado e sociedade civil.
  4. Contribuir para que cada estado e município solucionem os entraves e desafios na implementação da gestão dos resíduos sólidos.
  5. Difundir práticas positivas que possam contribuir para desenhos de políticas públicas locais e regionais.

A Comissão Organizadora Nacional, responsável por coordenar e organizar a 4ª CNMA, é integrada por 40 membros, divididos entre 18 representantes do poder público, indicados pelos titulares das pastas, e 22 integrantes da sociedade civil. Dentre as Entidades do Poder Público pode-se citar o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério das Cidades, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).  Já dentre as Entidades da Sociedade Civil estão a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP, o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, a CUT, a Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE), a Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP), o Instituto Nacional de Pesquisas e Defesa do Meio Ambiente (INMA) e a União Nacional dos Estudantes (UNE).

Veja AQUI a programação preliminar ou acesse o site da CNMA para mais informações.

Assista, também, ao convite da Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, ganhadora do prêmio Campeões da Terra pela ONU: