ECOS e Tiradentes: parceria em prol do meio ambiente


O Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais, unidade Minas-Caixa, realizou no último dia 24, quinta-feira, uma Feira Cultural, desenvolvida pelos alunos do ensino médio, abordando temáticas distintas, incluindo questões ambientais.

 

No evento foram apresentadas palestras e oficinas sobre lixo, reciclagem, reaproveitamento, sustentabilidade e igualdade social. Os trabalhos estavam voltados para os projetos e ações necessários na atualidade para o bem estar futuro, focando em atitudes de melhoria das condições de todas as formas de vida no planeta.

 

A atividade inicial da feira foi a apresentação das Agendas Governamentais que tratam das questões ambientais, juntamente com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF). Foram promovidos debates sobre conservação, preservação e o exercício de trabalhos em prol da proteção ambiental. Vários assuntos envolvendo fauna, flora, atitudes sustentáveis e corretas de manejo para com o meio físico-natural foram discutidas. O IBAMA promoveu ainda uma palestra sobre a lista de animais em extinção.

 

O Movimento ECOS, a convite da diretora e professora Silvana e do Capitão Anselmo, esteve presente em todas as apresentações, representado pelo professor Elmo Júlio, que também leciona na Polícia Militar.

 

Para o professor Elmo a feira foi uma grande oportunidade de ressaltar a importância da Educação Ambiental e sua instrumentação aos jovens. “Não há leis que possam direcionar a questão ambiental de maneira isolada para um futuro melhor, a parceria com os processos educacionais voltados para o comportamento e a inserção de valores éticos são extremamente relevantes. Precisamos recriar novas posturas, para assim atingirmos a plena consciência de todos os atores sociais. Nesta trama, leis e cidadania devem dar às mãos”, destacou Elmo.

 

A unidade Minas-Caixa da Rede Tiradentes, representada pelo aluno Hugo, do 2º ano do ensino médio, e pelas professoras Silvana e Ana Maria, não medirá esforços para que em 2014 seus projetos, em parceria com o ECOS, sejam desenvolvidos.

 

Clique aqui e confira as fotos!

Fonte: Da Redação

Publicado em: ECOS