Oficina agrega mais uma instituição ao ECOS


A Escola Estadual Professora Amélia de Castro Monteiro, localizada no bairro Sagrada Família, em Belo Horizonte, recebeu na manhã da última quinta-feira (24) a visita de representantes do Movimento ECOS, o professor Elmo Júlio e a estudante do curso de Direito, da Escola Superior Dom Helder Câmara, Marília Norma, para estabelecer a parceria do educandário junto ao Movimento.

 

Mesmo sendo inserida ao ECOS já no final de 2013, a escola demonstrou um enorme contentamento em participar de um trabalho ecológico e social, abrindo discussões e conversas sobre estratégias para o ano de 2014.

 

A professora e atual diretora Neide, o vice diretor e professor Jairo e a supervisora pedagógica Cris, receberam os representantes do ECOS em uma reunião com todos os alunos do ensino médio no auditório da instituição, para conhecer um pouco da criação e atividades do Movimento Socioambiental e Jurídico, apoiado pela Dom Helder.

 

Vários assuntos foram abordados pelo professor Elmo Júlio que deu enfoque ao real sentido das “Questões Ambientais Vigentes”, seus mitos e verdades, destacando a crise ecológica ligada diretamente às questões de sustentabilidade, saúde e igualdade social. A discussão partiu de exemplos globais para os locais, passando por catástrofes ambientais registradas cada vez mais próximas do nosso entorno.

 

“Será necessário reconstruir valores, comportamentos e preocupações com todas as ações antrópicas vigentes, pois a resistência da natureza é limitada, é importante que cada um faça sua parte e volte seu olhar para a natureza, como a imagem do próprio rosto no espelho. O momento agora é de cuidado”, afirmou o professor.

 

Os jovens alunos, já familiarizados com a estudante de Direito Marília, que visitou a escola anteriormente, passaram a agremiar-se sobre o evento “Garoto e Garota ECOS”, que será realizado no dia 30 de novembro, durante o evento de encerramento do “Projeto Ambiental Inovador”.

 

“Esperamos a participação de mais uma escola unindo forças com o Movimento para o ano de 2014, contribuindo para multiplicar novas mentalidades, propostas e ações para a luta de todos nós em virtude da vida humana e de toda a biosfera”, concluiu Elmo.

 

Clique aqui e confira as fotos!

Fonte: Da Redação

Publicado em: ECOS