34% dos brasileiros sabem o que é consumo sustentável


O meio ambiente está em sexto lugar na lista de preocupações do brasileiro, de acordo com os resultados da pesquisa “O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável”, que esta na quinta edição e foi divulgada pela secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), representada por Samyra Crespo que coordenou os trabalhos. A pesquisa teve a primeira publicação em 1992, e de acordo com Crespo, na ocasião o brasileiro não discutia o consumo sustentável.

Ainda segunda ela, os estudos à época se concentravam em São Paulo.Os trabalhos deste ano foram realizados por meio de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o jornal o Estado de São Paulo (Estadão), além de contar com a cooperação técnica do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).Um total de 2,2 mil pessoas das áreas urbana (87%) e rural (13%) das cinco regiões do País participaram da pesquisa.

As abordagens foram voltadas para pessoas acima dos 16 anos. A média dos entrevistados foi de 38, 4 anos de idade. O publico feminino respondeu a 51% das perguntas formuladas, enquanto o masculino 49%. Em relação à escolaridade, 44% dos entrevistados disse ter cursado o ensino fundamental, seguido de ensino médio (39%); Superior (9%) e Não frenquentou a escola (7%).”Cada pesquisa procura explorar um tema em particular. Em 1992 foi sobre o que o brasileiro pensava da Ecologia. Esta é a quinta edição e apresenta o que o brasileiro pensa da Sustentabilidade”, disse Samyra chamando a atenção para o fato de que enquanto na primeira edição, os estudos foram feitos na época da Eco 92, o material deste ano ocorreu durante a Rio+20.Ainda conforme ela, o material gerou informações sobre consciência ambiental, hábitos de consumo e temas associados.

 

Fonte: Instituto Ideiais