União Europeia quer reduzir montanha de lixo plástico


Países-membros deverão taxar ou mesmo proibir sacolas

Os estados-membros da União Européia serão encorajados a taxar ou mesmo proibir o uso de sacolas plásticas, numa proposta de cortar as toneladas de lixo que entram no sistema hídrico e matam a vida selvagem.

Alguns países, como a Dinamarca, já conquistaram grandes reduções através de políticas públicas. A iniciativa da União, anunciada hoje, pretende levar à ação todos os seus 28 países.

“Alguns países já conseguiram grandes resultados. Se outros os seguirem, podemos reduzir o consumo na União Européia em até 80%,” disse o comissário europeu do clima, Janez Potočnik.

Na Dinamarca, o uso de sacolas plásticas caiu a uma média de quatro por pessoa por ano, a taxa mais baixa do bloco, comparada às 466 por pessoa na Polônia, em Portugal e na Eslováquia.

Em 2010 foram colocadas no mercado europeu cerca de 98.6 bilhões de sacolas, em grande parte de plástico fino, que são raramente reutilizadas e escapam com mais facilidade para o ambiente.

Segundo a Comissão Européia, as sacolas contêm substâncias perigosas em particular para a vida marinha. Potočnik afirmou, de acordo com o Euractiv: “Estamos agindo para resolver um problema ambiental muito sério e altamente visível. A cada ano cerca de 8 bilhões de sacolas acabam no lixo na Europa, causando enorme dano ambiental.”

 

Fonte: Planeta Sustentável