Últimos dias de inscrição no prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade


Instituições públicas têm até o dia 15 de novembro para participar da 5ª edição

Por Tinna Oliveira


           Os órgãos da administração pública, que promovem ações de responsabilidade socioambiental, têm até o dia 15 de novembro para participar da 5ª edição do prêmio “Melhores Práticas de Sustentabilidade (Prêmio A3P)”. A premiação faz parte da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), programa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que estimula ações sustentáveis no cotidiano das instituições públicas. 

        Iniciativas, como, por exemplo, o reaproveitamento de papel; atitudes de economia de água e energia; separação de resíduos; capacitação dos servidores e compras públicas sustentáveis podem ser premiadas." São exemplos de atitudes sustentáveis que estão sendo inseridas na rotina das instituições destaca a analista ambiental do MMA Angelita Coelho. “O prêmio busca divulgar essas iniciativas para que mais órgãos possam se espelhar e aderir aos novos hábitos”.
 

Categorias

                  Os participantes podem concorrer em quatro categorias: Gestão de Resíduos, Uso ou Manejo Sustentável de Recursos Naturais, Inovação na Gestão Pública e Destaque da Rede A3P.

Participação

 

            Para participar, as instituições precisam possuir termo de adesão ou estarem inseridas da Rede A3P, canal de comunicação que promove o compartilhamento de experiências. Neste caso, os candidatos só podem concorrer na quarta categoria – Destaque da Rede A3P.

                  Os órgãos públicos devem apresentar resultados concretos qualitativos ou quantitativos de que executam as ações da categoria escolhida. Serão feitas vistorias para verificação. É necessário preencher uma ficha de inscrição e um relatório da iniciativa no site do Prêmio. Receberão certificados e troféus os três primeiros colocados de cada categoria.

                 RESULTADO

A divulgação do resultado final acontecerá até 30 de março de 2014. Antes disso, será feito a avaliação, classificação e vistoria in loco dos projetos inscritos.

 

Fonte:http://www.mma.gov.br/informma/item/9771-%C3%BAltimos-dias-de-inscri%C3%A7%C3%A3o-no-pr%C3%AAmio-melhores-pr%C3%A1ticas-de-sustentabilidade