A sustentabilidade nas empresas começa pelos líderes


Não há empresa brasileira líder em seu setor que não leve sustentabilidade a sério. As grandes companhias colocam o assunto na estratégia do negócio e não o encaram apenas como um conjunto de “práticas verdes”.

Para Ricardo Voltolini, especialista em Sustentabilidade, entre estas companhias há uma característica comum: a liderança engajada. A variável mais importante para que a sustentabilidade deixe de ser um conjunto de práticas e se transforme em estratégia é a liderança. A inclusão da sustentabilidade como prioridade ainda é feita de cima para baixo. Quando a sustentabilidade passa a fazer parte da cultura da empresa, o funcionário passa a pensar a melhor maneira (o jeito mais sustentável) de fazer o que faz.

                           

Para divulgar e discutir as práticas das empresas sustentáveis, Voltolini criou a Plataforma Liderança Sustentável. O movimento que reúnirá durante cinco anos, exemplos de 50 empresas que são cases de sucesso em sustentabilidade. 

Em seu terceiro ano, o movimento traz sempre dez CEOs para contarem suas experiências em um evento anual. Cada um tem 12 minutos para contar seu case de sucesso, sem deixar de lado os perrengues enfrentados para atingir os bons resultados. Depois, os depoimentos são reunidos em um livro. “A intenção é que as histórias inspirem e eduquem mais gente”, diz Voltolini.

Este ano, o tema da Plataforma Liderança Sustentável foi gestão. Presidentes de empresas contaram como estão inserindo a sustentabilidade na estratégia do negócio. As companhias participantes foram Even, Duratex, Itaipu Binacional, Itaú, Renova, Samarco, Santander, Schneider Electric, Unilever e Votorantim.

As empresas que participam da plataforma são escolhidas com base em nomes levantados por especialistas em sustentabilidade. Todos são estudados em detalhes pela equipe do movimento antes de terem o nome aprovado. Quem não é sustentável de verdade, fica fora.

Além do evento e do livro, a plataforma inclui ainda portal, videopalestras, encontros regionais, workshops, estudos, artigos e conteúdos para educadores que trabalham com o tema da sustentabilidade em escolas de negócio e universidades como Fundação Dom Cabral, Fundação Getúlio Vargas e Escola Politécnica da USP.

Fonte: Época Negócios