Ministra e governador destacam a importância da educação ambiental


Prefeito Marcio Lacerda, ministra Izabella Teixeira, governador Antonio Anastasia e o organizador do evento, Hiram Firmino

Por Patrícia Almada
Repórter DomTotal

A educação ambiental é uma ferramenta essencial para mudar o comportamento das pessoas. A avaliação é da ministra do meio ambiente, Izabella Teixeira que, na segunda-feira (9), esteve em Belo Horizonte para participar da entrega do IV Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza.

A ministra entende que a educação é a principal arma de conscientização para se criar uma sociedade mais compromissada com a sustentabilidade.  “Só se faz um meio ambiente mais sustentável, mais respeitável, um meio ambiente como escolha para a questão da sustentabilidade e uma vida melhor, se você tiver educação,” ressaltou, em entrevista ao DomTotal.

Para Izabella Teixeira, o próprio Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade reforça a importância da educação no processo de reconhecimento do meio ambiente como parte e pré-condição da qualidade de vida das pessoas. Ela destacou iniciativas que envolvem crianças nesse processo e disse que o governo federal trabalha neste sentido.

“Acho que é uma mudança também do instrumento, um aprimoramento e a política nacional da educação ambiental foi colocada em prática com uma envergadura enorme”, avaliou.

A ministra citou o sucesso de participação dos jovens na Conferência da Juventude e Meio Ambiente, ocorrida recentemente. “Foi a maior conferência já feita de meio ambiente no país, mais de 70% dos municípios brasileiros, ou seja, quatro mil municípios diretamente envolvidos trouxeram a questão da educação ambiental como o eixo central da mudança de comportamento, onde a gente não fala só dos nossos direitos, mas dos nossos deveres”, destacou.

O governador Antonio Anastasia, que participou da premiação, também destacou a função primordial da educação como mecanismo de conscientização coletiva de defesa do meio ambiente. “O papel de defesa do meio ambiente, de defesa da sustentabilidade, não pode ser monopólio do poder público, ao contrário, fundamentalmente deve estar radicado de fato na sociedade como todo, não só nas organizações não-governamentais, mas também nas empresas, no empresariado, nas academias, nas universidades, em todas as forças vivas da nação”, explicou.

O prefeito Marcio Lacerda também prestigiou o evento.

Faculdade sustentável

Um bom exemplo de investimentos em iniciativas de conscientização ambiental e na formação de profissionais ligados ao conceito de sustentabilidade na capital mineira é a Escola Superior Dom Helder Câmara. Além de cursos de mestrado e doutorado voltados para a área do direito ambiental, a instituição possui projetos voltados para a conscientização do meio ambiente e sustentabilidade, denominados Movimento EcosInstituto Socioambiental Dom Helder.

Os alunos participam também de grupos de estudos que debatem e buscam soluções para problemas ambientais da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Atualmente, o grupo “Direito à Cidade e Desenvolvimento Sustentável” acompanha a situação de um trecho de 30 quilômetros do Rio das Velhas que passa por Santa Luzia, cidade da Grande BH.

Sobre o prêmio

Criado em 2010, o Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza é uma iniciativa de ambientalistas históricos ligados à memória de Hugo que significa para Minas e o país, o mesmo que Chico Mendes representa para a Amazônia e o mundo.

Hugo Werneck formou-se dentista de profissão, porém foi um grande defensor das causas ambientais. Foi fundador, há três décadas, do Centro para a Conservação da Natureza, uma das primeiras ONGs na América Latina a empunhar a bandeira do que hoje chamamos de sustentabilidade.

Confira os vencedores em 14 categorias do IV Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza:

1 – Melhor em TI

Projeto TI /Verde/AngloGold Ashanti – recebido por Pedro Augusto Mendonça de Oliveira, gerente de tecnologia de informação.

2 – Melhor em água

Votorantim Metais – recebido por Alexandre Gomes, diretor de tecnologia.

3 – Melhor em flora

Projeto Oásis – Grupo Fundação O Boticário de Proteção à Natureza – recebido por Silvia Sprenger, assessora de relações institucionais.

4 – Melhor em fauna

Projeto Pato Mergulhão/Terra Brasilis – recebido por Sônia Rigueira, presidente do Terra Brasilis, e a ornitóloga e bióloga, Livia Vanucci Likns, coordenadora do Projeto.

5 – Educação ambiental

Guerreiros da Amazônia – recebido por Ronaldo Barcelos, Ronaldo Santana e Paulo Coutinho, da RJR Produtora e Editora.

6 – Mobilização social

Expedição Rio Paracatu, Movimento Verde/Tonhão – recebido por Antônio Eustáquio Vieira (Tonhão), presidente da ONG e vice-presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paracatu, Minas Gerais.

7 – Destaque municipal

Guilherme Paculdino, criador e gestor da Célula sustentabilidade/Águas de Santa Bárbara – MG.

8 – Destaque estadual

Berenice Menegale, pianista internacionalmente reconhecida pianista, professora e musicista.

9 – Dstaque nacional

Projeto Sesc Pantanal, recebido por Maron Emile, diretor-geral do Departamento Nacional do Sesc , Waldir Wolfgang, supervisor da Estância Ecológica Sesc Pantanal, e Marcus Willian, – Gerente do Hotel Sesc Porto Cercado.

10 – Destaque especial

Roberto Scólforo, reitor da UFLA, Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais.

11 – Melhor empresa

CEMPRE – Compromisso Empresarial para a Reciclagem.

12 – Melhor empresário

Pedro Luiz Passos, co-presidente da Natura.

13 – Melhor empresa parceira

Gerdau – recebida por Manoel Vitor de Mendonça Filho, vice-presidente executivo.

14 – Personalidade ambiental 2013

Apolo Heringer Lisboa, médico e professor da Faculdade de Medicina da UFMG, fundador e principal ativista do Projeto Manuelzão.

Fonte: Dom Total