Amazônia Mundi convida público a viver experiências inesquecíveis na floresta


            

Imagine embrenhar-se em uma aventura pela Amazônia, seus encantos e mistérios. Visualizar igarapés, rios voadores e ouvir os sons da mata. Isso é possível na região Leste de São Paulo. Reunindo instalações, murais, fotos, vídeos, vitrines e ambientes com história, lendas e mitos sobre a região, a exposição Amazônia Mundi, no Sesc Itaquera, proporciona ao visitante a oportunidade de imersão na realidade da floresta.

Realizada pelo Sesc SP, a exposição  pretende sensibilizar o público para realidades ainda pouco conhecidas da região, dona de um patrimônio humano, cultural, social e biológico incalculável. “A exposição Amazônia Mundi é uma continuidade do processo de reflexão que o Sesc busca trazer ao seu público de forma aprofundada e lúdica. Importante como oportunidade de conhecermos melhor a população da região e reconhecê-los como parte do nosso conjunto humano, e à sua diversidade de fauna e flora como patrimônio brasileiro, sempre com o intuito de preservar, mas especialmente, de valorizar os aspectos socioculturais das regiões que formam este país”, afirma Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc.

Amazônia Mundi traz para a unidade Itaquera uma cenografia inédita, resultado de um trabalho iniciado em 2002, no Sesc Pompeia, com o projeto Amazônia Br, que percorreu o mundo em 11 montagens nos últimos 10 anos, e  foi visto por 1,5 milhão de pessoas. “Amazônia Mundi aproveita repertórios e experiências anteriores, incorporando as grandes mudanças pelas quais a Amazônia está passando, a partir de novos conteúdos, imagens e soluções expositivas”, afirma a curadora Anna Claudia Agazzi.

Com uma proposta de reflexão ampliada, além de aproximar o público do patrimônio amazônico e instigar a curiosidade, a exposição pretende provocar a responsabilidade em relação a ele. Com mais de 1.200m² de ambiente expositivo, Amazônia Mundi é uma das mais importantes exposições sobre a região amazônica – que traz ao público a experiência de viajar pela maior biodiversidade do planeta e conhecer o chamado “Brasil profundo” – e não poderia estar instalada em lugar mais apropriado, os 350.000m2 que compõe a unidade do Sesc em Itaquera estão localizados em uma área de proteção ambiental.

A exposição conta com um espaço que convida o visitante a conhecer festas populares da região amazônica, e ambientes multimídia que levam conhecimento sobre projetos em desenvolvimento na região, imagens de satélite do Rio Amazonas e muitas outras imersões.

             

A aventura de viajar por esse universo é amplificada pela trilha sonora desenvolvida pelo violonista e engenheiro de som Alvise Migotto. Utilizando softwares, sintetizadores, processadores de áudio e de tratamento, Alvise captou e recriou de forma artesanal sons de pássaros, insetos, vento e chuva, que compõem cada ambiente de forma diferente.

Para trazer ao público uma dimensão mais rica da diversidade da região – evitando as reduções, simplificações e estereótipos que muitas vezes caracterizam o senso comum sobre ela -, os idealizadores foram buscar conteúdo junto a organizações que pesquisam e atuam na Amazônia. São eles: Instituto Peabiru, ISA – Instituto Sócio Ambiental, INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPA – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, OGPTB – Organização Geral dos Professores Ticuna Bilíngues, IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, WWF – World Wide Fund for Nature, Governo do Amapá, FAS – Fundação Amazonas Sustentável e ICMBio –  Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

A exposição que entrou em cartaz no mês de novembro permanece aberta ao público até maio de 2015. Com ingressos acessíveis a partir de R$ 1, e visitação de quarta a domingo e feriados. Endereço: Sesc Itaquera – Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000, Itaquera, São Paulo, SP; informações: (11) 2523 9200.

Fonte: http://www.dci.com.br/panoramabrasil/amazonia-mundi-convida-a-familia-para-viver-esperiencias-inesqueciveis-na-floresta-id375533.html

Laísa Mangelli