Parque Nacional Cavernas do Peruaçu – MG, abrirá para eco turismo pela primeira vez


                

Localizado no Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu, no norte de Minas Gerais, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é uma das várias Unidades de Conservação da região que chama atenção pela beleza natural. A arte rupestre datada de mais de 10 mil anos nas paredes, o Janelão e as diversas Grutas – ricas em beleza e biodiversidade – são atrações ainda inexploradas pelo grande público. O Parque, criado em 1999, ainda não é aberto para o turismo, mas as obras de infraestrutura já iniciaram. A previsão de término é julho de 2014. No total, seis roteiros de visitação e oito grutas serão abertos ao público.

Dentro do Projeto Executivo das Trilhas e Estradas, três grandes atividades estão sendo desenvolvidas: ações de manejo nas trilhas, implantação de equipamentos facilitadores e implantação da sinalização. Serão feitas correções e adequações no traçado das trilhas, instalação de equipamentos facilitadores e sinalização visual para sinais indicativos (orientação, aviso e informação em estradas, edificações e pontos de visitação). Também consta a instalação de placas indicativas para o visitante estrangeiro.

            

A abertura do Parque Nacional atende a Lei 9.985/2000 – que estabelece o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) -, no que se refere às Unidades de Proteção Integral na implementação da área de uso público do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (PNCP). "Com isso, também esperamos contribuir e fomentar o turismo no norte de Minas Gerais, mais especificamente a microregião de Januária", afirma Evandro Pereira da Silva, chefe do PNCP/Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

                                                       

Estão sendo realizadas obras de infraestrutura para Sistema de Abastecimento de Água e Tratamento Sanitário de Efluentes; Reforma e Construção de Edificações; Melhoria das Estradas; Roteiros de Visitação, Equipamentos Facilitadores e Sinalização. Todas seguem as orientações do Plano de Manejo do PNCP, elaborado em 2005, que é um documento técnico para abranger a área da Unidade de Conservação, sua zona de amortecimento e os corredores ecológicos, incluindo medidas com o fim de promover sua integração à vida econômica social das comunidades vizinhas.

Fonte: http://www.wwf.org.br/

Laísa Mangelli