Papa Francisco está trabalhando em documento sobre o meio ambiente


                   

O Papa Francisco começou a escrever um documento sobre a ecologia e o meio ambiente, segundo garantiu na última sexta-feira o responsável pela comunicação da Santa Sé, o padre Federico Lombardi, em declarações à Rádio Vaticano.

A reportagem está publicada no Portal Terra, 24-01-2014. A tradução é de André Langer.

“A perspectiva é a mesma que uma encíclica, mas atualmente trata-se de um projeto em estado ainda inicial, razão pela qual ainda é prematuro fazer previsões sobre quando será publicado”, assegurou Lombardi.

“Em todo caso, é importante observar que o Papa Francisco pretende ressaltar particularmente a temática da ecologia no ser humano”, destacou.

O fato de que o Papa estivesse trabalhando num documento escrito sobre o meio ambiente veio à tona em novembro passado, quando se reuniu na residência Santa Marta com o senador argentino Fernando “Pino” Solanas.

O Papa Francisco mostrou em várias ocasiões sua preocupação com o estado do meio ambiente e a defesa do mesmo.

O interesse do Papa argentino em relação ao tema voltou a evidenciar-se na sexta-feira ao incluir o cuidado ambiental entre os temas tratados com o presidente francês, François Hollande, no encontro que mantiveram no Vaticano, de aproximadamente 35 minutos.

Por sua vez e em alusão ao fato de que a próxima Cúpula do Clima acontecerá na França, em 2015, o chefe do Estado francês incluiu em sua delegação o ecologista Nicolas Hulot.

Também no dia 13 de janeiro, ao corpo diplomático acreditado junto à Santa Sé, o Papa afirmou que “a ávida exploração dos recursos ambientais” constitui “outra ferida à paz”.

“Embora ‘a natureza esteja à nossa disposição’, com frequência não a respeitamos, não a consideramos como um dom que temos que cuidar e colocar a serviço dos irmãos, também das futuras gerações”, disse.

Francisco já publicou dois textos neste primeiro ano de seu pontificado, que se completará no próximo dia 19 de março.

O primeiro foi a Encíclica Lumen Fidei (A Luz da Fé), publicada em julho de 2013, que foi iniciada por seu antecessor, Bento XVI, e completada por Francisco.

O segundo foi sua primeira Exortação Apostólica, Evangelii Gaudium (A Alegria do Evangelho), publicada em 26 de novembro passado.

Fonte: IHU – Unisinos