Encontro em Brasília reúne agricultores familiares, chefes de cozinha e governos


No Ano Internacional da Agricultura Familiar, celebrado pela ONU, governo marca nesta terça-feira (4) os 10 anos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) com a presença de especialistas e representantes de governos de cinco países da África e nove da América Latina. Evento, que dura o dia todo, será transmitido ao vivo.

Agricultura familiar em Campina Grande, na Paraíba. Foto: EBC

Agricultura familiar em Campina Grande, na Paraíba. Foto: EBC

No Ano Internacional da Agricultura Familiar, celebrado pela ONU este ano, o governo brasileiro também lembra os 10 anos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pelos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Um seminário internacional em Brasília reunirá nesta terça-feira, 4 de fevereiro, representantes de organizações internacionais, agricultores, especialistas em segurança alimentar e nutricional. O evento será transmitido ao vivo no site www.paa10anos.com.br

A solenidade de abertura contará com a presença do representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil, Alan Bojanic; da ministra do MDS, Tereza Campello; e do ministro do MDA, Pepe Vargas.

O Seminário Internacional “PAA + Aquisição de Alimentos no Ano Internacional da Agricultura Familiar” discutirá temas como a importância do Programa para a agricultura familiar e para o desenvolvimento local; o impacto na promoção de uma alimentação adequada; e seu papel como referência internacional em políticas públicas.

O Programa serviu de inspiração para o PAA África, que atua em cinco países do continente africano.

O Ano Internacional da Agricultura Familiar tem como objetivo aumentar a visibilidade da agricultura familiar e a agricultura de pequena escala ao centralizar a atenção mundial no importante papel que esses atores têm na luta contra a erradicação da pobreza, na segurança alimentar e na nutrição para melhorar os meios de vida, a gestão de recursos naturais, a proteção do meio ambiente e alcançar o desenvolvimento sustentável, particularmente em zonas rurais.

Intercâmbio de experiências

Representantes de países da América Latina também vão participar do seminário para trocar experiências. Já no dia 5 de fevereiro, eles vão integrar uma comitiva estrangeira que vai visitar uma família de agricultores que mora próximo a Brasília e comercializa a produção para o Programa de Aquisição de Alimentos.

O seminário internacional será realizado pelo MDS em conjunto com os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e das Relações Internacionais (MRE), além do apoio da FAO e o Programa Mundial de Alimentos (PMA).

Saiba mais sobre o evento em http://bit.ly/1fU4e2E

Saiba mais sobre o Ano Internacional da Agricultura Familiar em www.fao.org/family-farming-2014/home/pt/

Saiba mais sobre o PAA África em http://paa-africa.org/pt/

Fonte: ONU Brasil