Como o lixo pode se transformar em toneladas de recursos sociais e renda positiva


               

 Imagine um mundo inteiro com seis bilhões de habitantes, onde cada um destes descarta por dia em média 1,5 Kg de resíduo. São toneladas e mais toneladas de um preciso recurso que ainda não teve seu potencial descoberto, pelo menos aqui no Brasil. Agora imagine o estrago danoso que tanta sujeira pode causar em um planeta que já sofre indiscriminadamente com a nossa falta de consciência ambiental. Um cenário assustador se olharmos para o futuro, pois se continuarmos assim estaremos arruinados, e pelo que sei este planeta é o único habitável nesta galáxia.

Contudo, boas notícias e idéias geniais sempre fazem a minha cabeça e de muitos outros pela Terra afora, em cidades que já incorporaram medidas onde os resíduos descartados pela sociedade são usados para gerar energia, obtida através do biogás e também ser reciclado, gerando assim outros produtos sem a necessidade de extração de novos recursos naturais, poupando a Natureza e sua capacidade de resiliência.

O biogás é um tipo de energia sustentável muito interessante, pois além de todos os benefícios que qualquer outro tipo de energia sustentável traz, ele também ajuda a limpar o planeta de substâncias que poderiam prejudicar o ambiente. Por exemplo, cada tonelada de lixo, se fossem armazenadas e tratadas corretamente, poderiam gerar entre 50 e 60 KWh de energia elétrica. Assim, além de não precisar de novos recursos da natureza para gerar energia, não só o país se livra do acúmulo de lixo nos aterros como também passa a gerar renda positiva, através do resíduo que seria descartado. Aliás, o metano, principal composto do biogás e encontrado nos lixões, pode causar explosões a construções feitas em cima do aterro e pode ser mais danoso à atmosfera do que o gás carbônico.

                 

Investir neste setor de energia sustentável e reciclagem de resíduo ainda é um sonho aqui no Rio de Janeiro, onde posso observar que o poder político ainda não acordou para tal cenário promissor. Mas, contudo, existem aqueles que fazem a diferença e tentam disseminar uma consciência ambiental naqueles que ainda não tiveram o seu “despertar”. Saber que todo resíduo que produzimos diariamente pode se transformar ao invés de acumular e poluir, é genial, e melhor ainda se tal atitude gerar renda positiva e recursos sociais, em forma de economia diante da exorbitante tarifa cobrada pela concessionária de energia da cidade, e recursos sociais no sentido de empregabilidade e oportunidades tanto na área de reciclagem como na produção de biogás.

Soluções ambientais para os resíduos sólidos precisam de um olhar mais critico e urgente, pois o grito da natureza é evidente. A população mundial só tende a crescer mais e mais, gerando assim mais resíduos entrando em um clico vicioso de exploração indiscriminada da natureza, de onde só se tira para produzir mais e alimentar diariamente o consumismo desenfreado, para depois dar de volta a Ela resíduos que Ela não é capaz de absorver com tanta rapidez com qual produzimos, esgotando assim sua capacidade de resiliência, e até digamos, “paciência”. Precisamos entender que lixo só vira de fato lixo, quando tudo se mistura sem pudor, resíduos orgânicos com sólidos, com eletrônicos e assim por diante. É preciso dar atenção ao que descartamos, e direcionar corretamente o seu destino, afinal cada um é responsável pelo resíduo que produz. Mas, contudo, enquanto medidas de âmbito governamental não são postas em práticas, podemos sim fazer por conta própria uma conscientização ambiental dentro da nossa casa e vizinhança. Sejamos a mudança que queremos ver no mundo.

Laísa Mangelli