ECOS e Paulo Diniz de mãos dadas em 2014


Escola Estadual Dr. Paulo Diniz Chagas, localizada na região centro/oeste de Belo Horizonte em frente ao Parque da Gameleira, integra definitivamente o ECOS. Na última terça-feira (25) a instituição recebeu a visita dos representantes do Movimento, o professor Elmo Júlio, geógrafo ambiental, e a estudante do curso de Direito e monitora Laura, responsável especificamente pela escola.

 

O acolhimento do ECOS na Paulo Diniz ficou a cargo da professora Cássia, atual diretora, e dos professores de Ciências e Artes, que muito se interessaram pelo contexto durante a oficina comandada pelo professor Elmo ao lado da monitora Laura. Na apresentação foram explicados como serão os trabalhos de 2014 voltados principalmente à preocupação com a água, a energia e a reciclagem.

 

No decorrer de sua fala o professor Elmo deu enfoque ao que realmente seria a causa ambiental vigente, a preocupação mundial, cidadã, espiritual e solidária. Para o professor não adianta dizer “oh meu Deus! com as catástrofes das manchetes, somos responsáveis também pelas intervenções, pois estamos contidos no espaço”, declarou.

 

Dessa maneira os alunos dos 2º e 3º anos do ensino médio ouviram o professor sobre o desencadeamento e equilíbrio ambiental que vem se manifestando e intensificando a cada dia, envolvendo as questões climáticas, da água e da energia que solapam a superfície terrestre.

 

A monitora Laura explicou toda a estrutura do ECOS para este ano, dinamizou as prévias para a inscrição e participação da escola na disputa do “Projeto Socioambiental 2014”, inclusive os nomes dos representantes que irão constituir o núcleo de ação, pesquisa e mobilização.

 

Durante a palestra várias situações e realidades da escola e de seu entorno foram citadas, incluindo a idéia de reciclagem do material que a escola dispõe para a confecção de vasos para jardinagem e coletores de águas pluviais, sendo que este relatório de dados será enviado ao professor José Luiz, também integrante do Movimento, para que tenha um melhor planejamento para devida conclusão.

 

Clique aqui e confira o álbum de fotos!

Fonte: Da Redação

Publicado em: ECOS