Projeto ECOS anima jovens do Henrique Diniz


Na última terça-feira (29), o Movimento ECOS, representado pelo Professor Elmo Júlio e pelo estudante de Direito Antonio Geraldo Neves, realizou visita à Escola Estadual Henrique Diniz para definição de sua parceria no decorrer deste ano. A instituição já foi participante anteriormente com bons resultados em 2011, sendo finalista na campanha.

 

A coordenação dos trabalhos ambientais a serem desenvolvidos pela instituição é do Professor Luiz, que sempre incentivou seus alunos, com colaboração da professora Tereza, atual diretora, e da supervisora de turno, professora Neide. A escola possui várias realidades em seu entorno, situada bem ao centro do bairro Santa Efigênia, recebendo jovens de várias comunidades.

 

No decorrer de sua fala o professor Elmo fez questão de deixar claro alguns aspectos aos jovens. “Somente podemos inserir no processo social através da participação e no sentimento coletivo, essa talvez seja a dose certa para iniciarmos um processo de construção e conscientização em prol da melhoria sócio-ambiental”, disse o professor.

 

O estudante Antonio procurou relacionar juntamente com os educandos alguns de seus anseios e objetivos do ECOS, sobretudo à questão das desigualdades sociais provocadas pela falta de transparência em que segue o processo atual da sociedade, que vive uma realidade de  alto consumo e produção de lixo, promovendo a degradação espacial nos ambientes.

 

Um ótimo momento foi quando surgiram os primeiros jovens que querem coordenar o Projeto Socioambiental 2014. Os estudantes Vinícius Victor Lima e Cristiene Alexandrina Pereira se candidataram para a coordenação. O professor Luiz e os referidos alunos pretendem dar força aos trabalhos, o projeto escolar contará com a experiência de Vinícius, que trabalha com arte e dança, e pretende apresentar processos educativos sobre a reciclagem de papel da escola e do entorno.

Fonte: Da Redação

Publicado em: ECOS