Projeto reaviva laços com Ribeirão das Neves


Eles não ficam de fora. Com uma equipe muita animada, a Escola Municipal Professora Luiza Maria de Souza, pertencente ao município de Ribeirão das Neves, entra com tudo na disputa pelo Projeto Socioambiental 2014.

 

A instituição, sempre integrada a iniciativas e projetos ambientais, desde a época do Programa Semeando, promovido pela Faemg, participou do Movimento ECOS em 2011, apresentando suas atividades e uma peça teatral, cujo tema foi “o dia do Juízo final”, no Projeto Ambiental Inovador. A apresentação evidenciou o que seria o final daqueles que depredam e devastam o planeta pela ganância e falta de consciência. Os jovens também levaram a peça às ruas no movimento de protesto contra o Novo Código Florestal em 2012.

 

A orientação é do professor Elmo Júlio, representante do ECOS, e a coordenação do Projeto será desenvolvida pelas professoras Motsuko Usuda e Kátia Imaculada. A equipe ‘Atores da Natureza’ levará ao Movimento um trabalho que tem como tema central a água, a consciência de sua utilização e manejo residencial e comercial corretos, intervindo através de pesquisas, cartilhas e reuniões educativas no entorno da comunidade, envolvendo donas de casa e estabelecimentos comerciais como açougues, lava jatos, dentre outros.

 

O núcleo conta com a habilidade dos jovens do último ano do ensino fundamenta,l com uma forte expressividade dentro da condução da educação ambiental que a escola vem desenvolvendo com seu corpo docente. “Às vezes é necessário uma dose de espírito mais juvenil no Projeto, utilizar a força da criatividade que possa multiplicar com seriedade e graça ao mesmo tempo. Esses jovens são realmente capazes”, disse o professor Elmo, educador ambiental. O núcleo tem como coordenadores os alunos, Draele, Patrícia, Ana Júlia e Carlos Gabriel.

 

O Projeto conta com a colaboração e apoio da atual diretora Elizabeth Cruz e vice-diretora Patrícia, além da supervisora Valdelice e Liza. Espera-se mais uma ação em prol da equidade social e saúde para o nosso planeta, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos seres vivos.

Fonte: Da Redação

Publicado em: ECOS