Prédio em Milão promete ‘limpar o ar’


Imagine um prédio capaz de purificar parte do ar poluído da cidade, tal qual uma árvore. É isso o que promete o Palazzo Itália, um edifício sustentável que será construído para a Expo Milano 2015, exposição mundial que reunirá designers e inovadores.

 

Idealizado pelo escritório de arquitetura Nemesi & Partners, o pavilhão italiano foi projetado para imitar uma floresta urbana “petrificada”, em que o edifício assume as características de uma paisagem arquitetônica.

 

A fachada externa, com 9 mil metros quadrados, será feita a partir de mais de 900 painéis à base de cimento "i.active biodinâmico", desenvolvido pelo grupo Italcementi.

 

Em contato com a luz do sol, a substância ativa presente neste material permite "capturar" determinados poluentes no ar, transformando-os em sais inertes.

 

Além do benefício ambiental, quando agrupados, os painéis formarão uma textura geométrica única, além de criar uma dança entre sombra e luz no interior do edifício.

 

Grandes raízes

 

O Palazzo Italia é baseado em quatro blocos principais, organizados em torno de uma praça central, e ligados entre si por pontes. Neles, se encontram áreas de exposição, auditório, escritórios e salas de conferências.

 

De acordo com a descrição no site do projeto, os quatro volumes arquitetônicos, assim como árvores, têm enormes apoios ao nível do solo que simulam as grandes raízes.

Fonte: Eco Desenvolvimento