São Paulo realizou a FIFA Fan Fest com mais ações socioambientais do Brasil


 
 

 

A FIFA Fan Fest São Paulo assumiu o compromisso de neutralizar suas emissões de carbono, destinar os resíduos recicláveis à cooperativas de catadores e aplicar diversas outras ações para conscientizar e engajar os participantes.

 

A FIFA Fan Fest São Paulo foi um dos maiores eventos já realizados na cidade, e recebeu mais de 625.000 pessoas, realizou 76 shows e atividades culturais, durante a transmissão dos 25 dias de jogos da Copa.

 

Com objetivo de alinhar esporte e a preocupação socioambiental, a agência D+ assumiu o compromisso de realizar diversas ações socioambientais no espaço da Fan Fest, e também engajar o público visitante do espaço. Para Fernando Beltrame, presidente da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, “Para um evento desta magnitude é importante aplicar ações ambientais, não apenas para compensar e mitigar o seu impacto ambiental, mas também conscientizar os participantes sobre a questão ambiental e mostrar que é possível e financeiramente viável aplicar ações sociais e ambientais em qualquer tipo de evento”.

 

A Fan Fest São Paulo recebeu o Selo Evento Neutro – Responsabilidade Compartilhada ao assumir o compromisso de quantificar e compensar todas as emissões de gases de efeito estufa, provenientes da: logística de montagem, realização e desmontagem; deslocamento de todo o staff, policiais, seguranças, equipe de saúde, bombeiros, bandas e atrações culturais; resíduos gerados; e consumo de diesel e biodiesel nos geradores de energia. Foi criado uma calculadora de emissões para os participantes calcularem e compensarem suas emissões de carbono (http://fanfest.eccaplan.com.br/).

 

 

Todo o resíduo reciclável da Fan Fest foi destinado a cooperativas de catadores, registradas na Prefeitura, e foi criado um espaço com diversas outras ações para incentivar tecnologias limpas e engajar os participantes, com: bancos de papelão KONKA e pneus reciclados, lixeiras de material reciclado, geradores com biodiesel, doação das lonas para confecção de ecobags, campanha do Ministério da Saúde de prevenção de AIDS e campanhas contra a exploração sexual infantil.

 

A compensação de carbono será realizada com a compra de créditos de carbono de projetos ambientais certificados e auditados, como o Projeto Florestal Santa Maria, que promove a redução de emissões de carbono pela preservação e manutenção da reserva florestas (projeto certificado FSC e verificado pela Rainforets Alliance). Este mecanismo faz com que as florestas tenham mais valor em pé́ do que derrubadas, criando um valor financeiro para o carbono armazenado nas árvores, e contribui para a importante redução de emissão dos gases de efeito estufa, assim como o compromisso de preservação e perpetuação da floresta e sua biodiversidade.

 

Para Beltrame, “o apoio de diversas empresas e instituições como o Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), Sebrae, USP tem contribuído para viabilizarmos projetos socioambientais em diversas empresas e eventos, tornando cada vez mais estas tecnologias financeiramente viáveis e com grande impacto positivo na sociedade.”

 

Veja mais ações sustentáveis em empresas e eventos em: Programa Evento Neutro (www.eventoneutro.com.br) e Programa CO2 Neutro (http://bit.ly/SeloCO2Neutro).

– See more at: Revista Sustentabilidade