Reciclagem de madeira gera economia e preservação


A reciclagem de madeira consiste no processo de transformação das sobras dessa matéria-prima em produtos utilizáveis. Em busca de evitar o desmatamento e os desequilíbrios ambientais, a prática foi popularizada no início de 1990 no Brasil, mas muitas pessoas ainda desconhecem os benefícios. O fato é que entulhos de madeira não podem ser encaminhados aos aterros sanitários, uma vez que podem levar centenas de anos para entrar em decomposição.
 

Atualmente, existem métodos diversificados para usar a madeira como resíduo e, ao mesmo tempo, colaborar com os conceitos sustentáveis. A reciclagem representa uma solução interessante ao desmatamento dos recursos naturais. Com foco nas certificações com ISO e OHSAS e preocupadas com a sustentabilidade, algumas empresas já trabalham reutilizando os resíduos de madeira gerados, criando novos produtos e também economizando energia na geração da biomassa, fonte de energia renovável.

 

A Masisa, fabricante de painéis de MDF e MDP para móveis e arquitetura de interiores, tem como prática a reciclagem, coprocessamento e tratamento dos resíduos de madeira gerados em suas operações há 14 anos. O controle por meio de indicadores teve seu início em 2005 e, a cada ano, a empresa busca a redução e eliminação dos resíduos enviados para aterros, buscando sempre o destino mais digno e ambientalmente correto.

 

Para a empresa com unidade fabril no pólo industrial de Montenegro (RS), os benefícios da atitude sustentável são a redução de riscos, tais como, emissões, derrames e acidentes ambientais, a qualidade dos processos tecnológicos da organização, do ponto de vista de proteção ambiental e de prevenção da poluição, além da redução de custos devido a uma melhoria da eficiência dos processos e, consequentemente, a redução de consumo, produzindo mais com menos insumos, gerando menor descarte de material e produtos com mais qualidade.
 

Versatilidade

 

As madeiras recicladas são bastante versáteis e podem ser usadas de múltiplas formas. Por exemplo, lascas de madeiras adicionadas com serragem moída podem ser utilizadas em fertilizantes. Uma opção de reciclagem que pode ser útil dentro de casa está na fabricação de caixas ou mesmo a restauração feita por profissionais especializados que podem tornar a peça mais valiosa, tanto no aspecto sentimental como mercadológico, sem contar o fato de estender o prazo de vida útil desse utensílio.

 

As vantagens de reciclar são inúmeras: gera renda, economia, poupa matéria-prima além de reduzir resíduos. Não se pode ignorar o fato de que entulho gerado por sobras usadas nas obras quase sempre são aproveitáveis em níveis de reciclagem, caso da madeira, por exemplo, reutilizada para acabamentos de arquitetura, pisos, entre outras composições capazes de gerar maior valor ao imóvel. A madeira em si deve ser repassada para empresas parceiras que possuem processos produtivos e uma clientela específica no sentido de estimular um ciclo sustentável.

Fonte: Eco Desenvolvimento