Agricultoras comemoram autonomia


               

Comemoração destaca a luta e as conquistas de uma classe que agora conta com políticas públicas voltadas para a valorização delas. A importância da mulher no desenvolvimento do meio rural e na segurança alimentar foicomemorada no último dia  15 de outubro em todo o mundo. O Dia Internacional das Mulheres Rurais destaca a luta e as conquistas de uma classe que agora conta com políticas públicas voltadas exclusivamente para a sua valorização.

Única mulher da família, Josilene da Silva Azevedo, 44 anos, é quem comanda o trabalho em uma propriedade rural, em Marcação (PB). Casada e mãe de quatro filhos, somente ela tem a Declaração de Adaptação ao Pronaf (DAP). Todos trabalham na terra, mas é a agricultora quem coordena os investimentos para melhoria da produção.

Em 2005, a trabalhadora rural acessou crédito bancário para custeio da produção de mandioca, feijão e inhame, na propriedade de 17 hectares. Ela conta que nunca havia imaginado entrar em uma agência na vida. “Antigamente a mulher não era valorizada, nós tínhamos até vergonha de dizer que éramos agricultoras. Agora eu sinto mais valor, tenho orgulho de ser mulher do meio rural”, comenta.

Acesso ao crédito

No primeiro trimestre da safra 2014/2015, 160 mil mulheres deram entrada no pedido de financiamento. Isso representa R$ 1,13 bilhão requisitado pelas trabalhadoras. É um número 33,73% maior do que os R$ 851 milhões solicitados nos três primeiros meses da última safra.

“O número das contratações, especialmente o recurso demandado durante esses três meses, é um grande termômetro de como está o investimento na agricultura familiar. Estamos rompendo barreiras e, agora, toda a família contrata mais crédito, especialmente as mulheres”, ressalta o ministro do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Müller.

Josilene é exemplo de mulher rural investidora. Em todas as safras acessa o crédito. Em 2010 garantiu um trator e, em 2013, uma Strada. “Vejo os resultados do trabalho. Na mesa do agricultor nunca falta o alimento, quem trabalha sempre tem, é o primeiro a ter comida na mesa”, afirma.

A diretora de Políticas para Mulheres Rurais do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Karla Hora, destaca outra ação importante do MDA que dá mais autonomia para a mulher rural: o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR). Por meio dele, são emitidos documentos civis e jurídicos, gratuitamente, para as agricultoras.

“Temos uma imensa satisfação em apresentar um conjunto de políticas públicas que dialoga com a realidade das mulheres e atua no reconhecimento do papel da mulher e na promoção da autonomia”, declara Karla.

A diretora explica, ainda, que esse 15 antecede o Dia Mundial da Alimentação, que é comemorado nesta quinta-feira (16), demonstrando a importância das mulheres na produção de alimentos. “É um duplo sentido. Significa a importância da mulher trabalhadora rural, seus esforços, seu trabalho, além da sua importância na atividade produtiva como geradora e produtora de alimento”, argumenta.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário

Laísa Mangelli