#NaoChoveNaoLavo: campanha convida paulistano a deixar o carro sujo


                

São Paulo enfrenta a maior crise hídrica da história. Na última quinta-feira (23), o nível nos reservatórios do Sistema Cantareira registrou nova queda e chegou ao patamar de 3% de sua capacidade total de armazenamento (isso sem considerar a segunda cota do volume morto). Enquanto isso, a frota de automóveis não para de crescer. Na capital, por exemplo, são mais de sete milhões de veículos.

Se todos forem lavados no meio desta crise, dá para imaginar o que pode acontecer? Não é preciso fazer muita conta para entender, veja: para lavar um carro são necessários 500 litros de água, em média. Então, para limpar toda a frota paulistana são gastos 3,5 bilhões de litros. Essa quantia equivale ao consumo mensal de 25 milhões de pessoas ao considerar o consumo médio do paulistano em junho de 2014, de 140 litros por pessoa, segundo a Sabesp. Só que já tem gente sem água nas torneiras!

Com base nesses dados – e certamente na paixão que os brasileiros (paulistanos também) têm por carro –, a ONG The Nature Conservancy* (TNC) lançou, em setembro, a campanha #NaoChoveNaoLavo*.

Criada pela agência Africa, a campanha procura sensibilizar os cidadãos para o uso racional e consciente da água por meio de anúncios em revistas, um vídeo (ver abaixo) e a distribuição de adesivos e de um folheto explicativo nos principais pontos da cidade.

Há também a campanha no Facebook, Twitter e Instagram. Os internautas podem compartilhar nas redes sociais fotos dos carros sujos, os vídeos ou fotos da campanha (como foto a que abre este post) com a hashtag: #NaoChoveNaoLavo.

O sucesso foi tanto que a campanha ganhou novo vídeo este mês:

 

*The Nature Conservancy 

*#NaoChoveNaoLavo 

Fonte: Planeta Susntentável