Palestra: “A questão energética e a crise da água”


 

                                             

A palestra trará o histórico da produção de água e energia em São Paulo, o uso crescente de energia e sua relação com (des)estrutura da cidade. Também discutirá quais os desafios da intersetorialidade, isto é, o imbricamento dos problemas de água e de energia, usando como exemplo o caso da Usina Henry Borden. Por fim, serão apontadas algumas pistas para superação e enfrentamento da crise de água e energia.

A palestra será ministrada por Ricardo Moretti, atualmente professor titular da Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional. com ênfase nos temas associados à habitação de interesse social, saneamento, mobilidade, projetos urbanos e prevenção de riscos.

Esta palestra faz parte do ciclo de palestras “A Complexidade da Cidade“, que integra as atividades que compõem o Programa Carta da Terra em Ação.

O Programa tem como um de seus pilares a necessidade de aprofundar e diversificar o olhar sobre a cidade de São Paulo, de forma a qualificar a atuação cidadã neste espaço urbano. Da infinidade de possibilidades e oportunidades de enriquecer este olhar surge o ciclo de palestras “A Complexidade da Cidade”. O ciclo entende a cidade sob a ótica dos sistemas complexos, onde a complexidade não resulta, exclusivamente, da variedade de componentes e dinâmicas, mas das conexões entras elas. Desta forma, é no espaço das cidade que o desenvolvimento sustentável e valores da Carta da Terra encontram maior desafio e oportunidade, evidenciando a necessidade de nos aproximarmos dos elementos da cidade, revisitando-os, conhecendo-os, aprimorando-os e trocando percepções.

Mais informações: cartadaterra@prefeitura.sp.gov.br Inscrição: Não é necessária inscrição prévia. Por ordem de chegada até o limite de ocupação do auditório (150 vagas).

Fonte: Agenda Sustentabilidade