Lauren Singer: A história da jovem que não produz lixo há 2 anos


             

Parece impossível, às vezes, ficar um único dia sem produzir lixo, não é mesmo? Mas o que dizer de uma jovem que ficou nada menos que dois anos sem gerar resíduos? Pois foi justamente isso que conseguiu Lauren Singer, de 23 anos.

A nova-iorquina, que é graduanda em Estudos Ambientais, demonstrava incomodação quando seus colegas traziam embalagens de alimentos para a sala de aula e as jogavam no lixo, ao fim do dia. Ela passou então a observar a quantidade de embalagens que ela mesma utilizava em casa. Sentindo-se hipócrita, por falar sobre sustentabilidade e meio ambiente e não aplicar esses conceitos em seu dia a dia, a garota decidiu mudar, ao adotar um estilo de vida voltado ao lixo zero.

Mas como ela conseguiu? Para eliminar o uso de plástico e papelão em sua vida, Lauren percebeu que precisaria mudar por completo. A garota começou aos poucos, com o uso de sacolas retornáveis e recipientes próprios, compras de alimentos a granel, de produtores locais, e criação dos seus próprios produtos de higiene e limpeza em casa.

Outras mudanças

Até mesmo as roupas da jovem mudaram e agora ela faz compras somente em lojas de segunda mão. A estudante se sente feliz por poder afirmar que está há dois anos sem produzir nada de lixo.

Contudo, por mais drástica que a mudança de vida possa parecer ter sido, ela afirma que não foi tão difícil e que vale a pena.

          

No dia a dia, ela se acostumou a negar recibos de papel, canudos, sacolas plásticas e folhetos. Além disso, Lauren descobriu as vantagens dos alimentos produzidos localmente, além de adotar um estilo de vida muito mais simples. Segundo ela, os resultados dessa intensa mudança de hábitos foram:

1) Economia de dinheiro, já que toda e qualquer compra é pensada;

2) Uma alimentação melhor;

3) Ela se sente mais feliz por agir de acordo com os conceitos sustentáveis em que acredita.

Em seu blog, Trash is for Tossers (“Lixo é para Babacas”), Lauren dá dicas e compartilha receitas de produtos que vão de sabão para lavar roupa a pasta de dente.

E aí? É possível ou não?

Fonte: EcoD

Laísa Mangelli