Mudança climática põe em risco direitos humanos de milhões de pessoas


Alerta foi feito pela vice-alta comissária da ONU em reunião no Conselho de Direitos Humanos, em Genebra; Flavia Pansieri afirmou que a mudança do clima enfraquece os direitos à saúde e à comida.

 

       impacto do aquecimento

 

Por Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A vice-alta comissária da ONU, Flavia Pansieri, alertou que a mudança climática põe em risco os direitos humanos de milhões de pessoas no mundo.

Em pronunciamento feito esta sexta-feira no Conselho de Direitos Humanos, em Genebra, Pansieri disse que a mudança do clima enfraquece os direitos à saúde, à comida, à água e ao saneamento.

Guerras

Segundo a vice-alta comissária, “os desastres ambientais atualmente deslocam mais pessoas do que as guerras”.

Ela citou ainda o iminente desastre humanitário enfrentado por milhões que vivem nas ilhas do Pacífico.

Pansieri declarou que “seus direitos à habitação e até mesmo à cidadania estão ameaçados pelo aumento do nível dos mares, que obrigou a retirada dessas pessoas não só de suas casas, mas também as deixou numa terra de ninguém”.

A representante da ONU disse que “é apenas uma questão de décadas até que as ilhas de Kiribati e Tuvalu desapareçam debaixo das ondas”. Para ela, não é somente uma questão de empacotar os pertences e mudar para outro lugar”.

Encruzilhada

Pansieri explicou que nestas regiões existem prédios públicos, tribunais, hospitais e escolas que vão desaparecer também. Ela disse que esses “refugiados da mudança climática” correm o risco de se tornarem apátridas se não convencerem outros países a lhes conceder passaportes, bem-estar e proteção.

O presidente do Conselho de Direitos Humanos, Joachim Rücker, afirmou que “o mundo está numa encruzilhada”.

Ele disse que em dezembro, o novo acordo sobre o clima será finalizado e poderá definir o curso que os países vão adotar para o futuro não só ambiental, mas também de suas sociedades.

Numa mensagem de vídeo, o secretário-geral, Ban Ki-moon, declarou que chegou a hora de uma ação climática. Segundo ele, o mundo deve transformar suas economias e aproveitar o potencial de um futuro de baixo carbono.

 

Publicado no Portal EcoDebate, 09/03/2015