Warka Water: uma maneira simples de captar água para populações carentes da África


Warka Water espera amenizar situação de habitantes de locais desertos da África

Um projeto realizado pelos italianos Arturo Vittori e Andreas Vogler pretende amenizar o problema da falta d'água nos desertos da Etiópia. Tudo começou quando ambos foram visitar o local e ficaram fascinados com a beleza da paisagem, mas a atenção também se desviou para algo bem evidente: a escassez de água.

Não há água potável, saneamento básico e eletricidade nessas regiões, o que torna a vida de todos os habitantes bem complicada. Para conseguir água, é necessário andar por muito tempo até lagoas, o que se configura num trabalho cansativo – sem contar que a água coletada, por muitas vezes, não é potável. 

A ideia italiana para amenizar a situação é chamada de Warka Water e ganhou esse nome graças a uma figueira nativa da Etiópia. A árvore que serviu de inspiração, além de ter importância para o ecossistema, fornece frutos, é local de interação social, e é um símbolo de fertilidade e generosidade.

Como funciona?

Como o ar sempre contém certa quantidade de água, independente da temperatura ambiente e da condição de umidade, o projeto possibilita sua produção em qualquer lugar do mundo. Isso porque o Warka Water extrai a água da atmosfera (seja da chuva, do orvalho ou de nevoeiros) e tem a capacidade de coletar 100 litros de água por dia. O interessante é que pode ser construído aproximadamente em até quatro dias se for montado por seis pessoas. Os materiais utilizados são bambu, pinos de metal, cânhamo e bioplástico, ou seja, em sua maioria matérias biodegradáveis e de baixo impacto ao meio ambiente.

A estrutura do projeto é feita com a divisão de bambus, proporcionando assim luminosidade e força. A forma do bambu permite estabilidade. As junções são feitas com pinos de metal e cânhamo. Dentro, a estrutura é forrada com um tipo de plástico para captar gotículas de água do ar. Além de tudo, o projeto possui também uma inteligente função, pois contém pequenos espelhos que fazem com que os pássaros mantenham-se longe.

Além de melhorar a condição de vida dessas pessoas, o projeto cria na sombra e um espaço social que gera reuniões públicas de educação e aproximação de moradores da comunidade.

Acesse o site do WarkaWater para saber mais sobre o projeto.

Fonte: Kickstarter