Preocupação com a falta d’água motiva jovens


Na última sexta-feira (17) a Escola Estadual Professora Luíza Maria de Souza recebeu a visita do estudante de Direito da Escola Superior Dom Helder Câmara, um dos responsáveis por segmentar o Movimento ECOS. 

 

A reunião agremiada por Warlem teve o objetivo de reunir ideias para as futuras intenções, ações e atividades, propostas para o exercício do ECOS em 2015.

 

A liderança da equipe é do aluno Ádrian do 9º ano do ensino fundamental, que agrupou a equipe Nimbus H2O, que pretende desenvolver metodologias de trabalho que possam somar à questão ambiental, provocando e inserindo, também, novas posturas na relação de consumo, envolvendo a água como a maior das preocupações atuais.

 

A escola foi vice-campeã em 2014, quando efetivaram várias práticas para que o recurso fosse poupado, quanto ao uso domiciliar. A equipe envolveu a comunidade e adjacências do Bairro São José, na região de Justinópolis no município de Ribeirão das Neves, Rede Metropolitana de Belo Horizonte.

 

Warlem, juntamente com a monitora responsável, desde o ano passado, pretendem dimensionar os trabalhos iniciados em 2014, efetivando levantamentos estatísticos, bem como associar aos órgãos da Prefeitura municipal de Ribeirão das Neves, tentando resolver a falta d’água no bairro em que a escola está inserida. Além de o projeto visar os cuidados que se tornam necessários para o uso desse recurso, os jovens ainda darão início a um sistema sustentável de captação em ocasião dos altos índices pluviométricos, contribuindo assim para a solução de alguns problemas.

 

Em reunião, o estudante de Direito levantou propostas juntamente com a equipe para estruturar o projeto na escola, coletando ideias, afirmações dos alunos sobre a realidade dos bairros em que residem e, sobretudo, a questão dos momentos em que a água não chega às residências. A equipe buscará respostas através de pesquisas. 

 

“O Movimento ECOS, caiu como uma luva para nossa escola e comunidade, todos nós sofremos com a falta de água em nossas residências e reclamar não é a solução e nem o bastante, pois se fazemos parte do problema, temos que ir a busca de soluções”, concluíram os alunos da equipe. O ex-aluno Adriano Chaves, que compôs a equipe de 2014, contribuirá esse ano também com a instituição, tornando-se um participante ativo que representa a comunidade.

 

Clique na imgame acima e confira o álbum de fotos!

Fonte: Da Redação

Publicado em: ECOS