ECOS encontra ideias, trabalho e beleza natural na Zilda Arns


Conforme previsto e agendado, a Escola Estadual Zilda Arns Newman recebeu, na última quinta-feira (02) a tarde, mais uma visita do Movimento ECOS, representado pelo professor Elmo Júlio de Miranda e a Monitora Laura Monteiro. O Acolhimento foi feito pelo professor Diógenes, coordenador do “Projeto Socioambiental 2015” na instituição, e pela equipe de jovens alunos integrantes do ECOS, todos estudantes do 2º ano do ensino médio.

Clique na imagem ao lado e confira o álbum de fotos!

A reunião primeiramente foi para que a monitora Laura conhecesse melhor a escola, visto a dificuldade de agendamento de vistas na mesma, por motivos de distância e horários, mas desta vez aconteceu e em grande estilo.

Após as apresentações entre os estudantes que representam a equipe, houve diálogos sobre as propostas do Projeto. Com riqueza de detalhes, os estudantes e o professor Diógenes mostraram todas as suas intenções, que parecem não serem poucas. A escola pretende abraçar a categoria do Movimento focada em Educação Ambiental, com um planejamento contendo vários enfoques e que atende às demandas da Zilda Arns Newman, comunidade e entorno, segmentando os problemas graves que a instituição e o bairro possuem, sobre abastecimento de água e dificuldades enfrentadas com a localização.

Embora essas preocupações existam, a escola possui um foco muito importante e plausível à questão ambiental em seu espaço de convivência, a pedreira abandonada. Em meio à vegetação de cerrado em um terreno, ainda baldio, há uma pedreira de serpentinito, uma rocha usada em usinas de mineração para purificar a produção de aço. Essa pedreira, muito tempo abandonada nessa área, possui uma forma perfeita de coliseu, lembrando antigas arenas medievais.

A turma, após a reunião não mediu esforços, e todos foram visitá-la, bem atrás da instituição. Parecia uma pequena trilha ecológica, pois puderam observar a vegetação, os ninhos das corujas que reproduzem agora na primavera e a vista belíssima em todos os sentidos, com as imagens da Serra da Piedade a leste, a cidade de Belo Horizonte a Oeste e a norte a cidade de Santa Luzia, com um frescor de brisa de montanha.

“Desde 2011, quando eu visitei a escola, no intuito de efetivar parceria junto ao ECOS, pensei, refleti e conversei com o professor Diógenes sobre essa obra prima que a natureza deixou, após ceder matéria-prima para produção, essa condução de pensamento em fazer um espaço de eventos nesse local da pedreira e de mata nativa, torna-se fabuloso, estamos tratando de um certo viés da sustentabilidade, reproduzindo esse espaço abandonado, evitando transtorno na periferia da escola e agradecendo de todas as maneira à natureza pelo mosaico natural existente”, relatou o professor Elmo Júlio, relembrando a sua primeira visita à Zilda Arns Newman em 2011.

A monitora Laura demonstrou grande afetividade pelo professor Diógenes e seus alunos, agradecendo o momento de descontração e se revelando maravilhada com o local. O ECOS, espera mais uma vez a concretização do Projeto desenvolvido pela escola com glamour, como sempre fizeram todos os anos de participação no Movimento.

Publicado em: ECOS