IEMG recebe apoio para desenvolvimento de Projeto


O tradicional Instituto de Educação de Minas Gerais – IEMG não tem medido esforços para concluir sua participação efetiva no “Projeto Socioambiental 2015” promovido pelo Movimento ECOS. A escola recebeu a visita do Movimento, representado pelas alunas do curso de direito da Escola Superior Dom Helder Câmara, Victória e Camila, e pelo professor Elmo Júlio de Miranda.

Clique na imagem ao lado e confira o álbum de fotos!

A reunião abriu propostas para a equipe da instituição, para que possam concluir com êxito a finalização das atividades do ECOS, que estão sendo desenvolvidas internamente, preocupando-se com a questão da reciclagem e do reaproveitamento de papéis e materiais descartados no interior da escola. Essa preocupação torna-se importante, devido à questão do número e alunos que o educandário possui e que, em uma escala de mensuração, os dejetos são de grande volume.

Durante a visita os representantes ECOS atentaram a equipe do IEMG à importância do sentimento coletivo quando na elaboração das atividades. “É necessário ter um espírito coletivo e multiplicador, ou os objetivos não alcançam a essência do comprometimento extensivo. Temos que tratar as causas ambientais não somente para um momento, mas como um início de transformação de posturas”, ressaltou o professor Elmo.

Uma das observações importantes que os representantes do ECOS registraram  foi a questão de a instituição não possuir professor orientador do projeto, trazendo obstáculos para a conclusão dos trabalhos, somado ainda à diversidade que a escola possui. Os alunos, de realidades diversas, ora tornam o trabalho complexo e rico, mas ora dificulta a questão coletiva de trabalho entre os elementos participantes. É com essa questão que o Ecos se preocupa, levando ideias e propostas para que a equipe possa concluir seu projeto.

A vice-diretora, que fez o acolhimento da equipe do Movimento autorizou  o encontro e passou a ter esclarecimentos sobre a finalização do projeto 2015, bem como a questão da nova visita sobre o processo seletivo do vestibular de 2016 da Dom Helder.

As estudantes Victória e Camila retornaram à escola para a mobilização das duas últimas tarefas do Projeto Socioambiental e para efetivar a oficina do vestibular a todos os estudantes dos 3º anos do ensino médio.

Publicado em: ECOS