Alimentos orgânicos e seus benefícios à saúde e ao Meio Ambiente –


Os mercados estão trazendo cada vez mais novidades em alimentos de todos os tipos e marcas e para diversos gostos. Há um produto pouco encontrado nos estabelecimentos comerciais, mas mesmo assim vem ganhando notoriedade, são os alimentos orgânicos.

Esses alimentos levam este título, por utilizar em todos seus processos de produção técnicas que respeitam o meio ambiente e visam à qualidade do produto. Desta forma, não são usados agrotóxicos nem qualquer outro tipo de artifício que possa vir a causar algum dano à saúde dos consumidores. Todavia deve ser destacado que são poucas as feiras e comércios que os fornecem no país. Diversos fatores implicam na pouca oferta como o custo de produção e em menor escala, além de maior preço para o consumidor.

Será que com o aumento da demanda os custos diminuiriam? Tudo leva a crer que sim. Pois se o pedido for maior e a produção aumentar, consequentemente o produtor obterá maior lucro e assim poderá atribuir um preço mais acessível ao consumidor, frente aos concorrentes, que produzem em grande escala com a ajuda de agrotóxicos, extremamente prejudiciais a saúde.

O alimento orgânico além de não ter a presença de agrotóxicos, possui  alto valor de nutrientes, são mais saborosos e tem maior vida útil, além de trazer diversos benefícios ao meio ambiente como a redução da poluição ambiental, conservação do solo, redução do efeito-estufa, melhoria da vida no campo, promoção da biodiversidade.

Segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os agrotóxicos encontrados nos alimentos inorgânicos podem causar a deterioração dos recursos naturais (solo, água, flora), além de poder provocar intoxicação alimentar. Isso ocorre quando as substâncias são inseridas em excesso nos alimentos.

No ano de 2013 o governo federal através de diversos órgãos lançou o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo), criada para ampliar e efetivar ações para orientar o desenvolvimento rural sustentável. Esse projeto tem como objetivo articular e implementar programas e ações indutoras da transição agroecológica e da produção orgânica, promovendo à população a melhoria de qualidade de vida por meio da oferta e consumo de alimentos saudáveis e do uso sustentável dos recursos naturais. O público-alvo são os agricultores, assentados da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais, incluindo a juventude rural, e suas organizações econômicas que queiram fortalecer ou modificar suas práticas produtivas para sistemas agroecológicos ou orgânicos de produção.

Diante das informações apresentadas, tudo leva a crer que a produção orgânica terá grande ascensão nos próximos anos, pois a população está cada vez mais preocupada com relação aos problemas ambientais e na busca de uma vida mais saudável. Por isso um investimento de mercado em algo promissor como esse ramo terá sempre um bom retorno, seja de ordem financeira como também e principalmente social e ambiental, ou seja, sustentável.

Referências:

 ALENCAR, Ana; PEDRO, Antonio Fernando Pinheiro. Brasil, campeão no uso de agrotóxicos. 2014. Disponível em: <http://www.ambientelegal.com.br/brasil-campeao-no-uso-de-agrotoxicos/>. Acesso em: 04 jun. 2014.

Alimentos orgânicos. 2014. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/alimentos_organicos.htm>. Acesso em: 03 jun. 2014.

Benefícios dos Alimentos orgânicos: O que eles têm a oferecer. 2014. Disponível em: <http://www.cultivando.com.br/alimentacao_e_saude_alimentos_organicos_beneficios.html>. Acesso em: 04 jun. 2014.

CINTRA, Lydia. Comida química. 2013. Disponível em: <http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/comida-quimica-agrotoxicos-780938.shtml?func=2>. Acesso em: 03 jun. 2014.

Ministério do Desenvolvimento Agrário. Plano nacional de agroecologia e produção orgânica. 2013. Disponível em: <http://portal.mda.gov.br/portal/publicacoes/download_orig_file?pageflip_id=13847324>. Acesso em: 03 jun. 2014.

SARMENTO, Caroline. Benefícios dos alimentos orgânicos. 2012. Disponível em: <http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/nutricao/beneficios-dos-alimentos-organicos/2799>. Acesso em: 03 jun. 2014.

Fonte: http://www.inbs.com.br/alimentos-organicos-e-seus-beneficios-saude-e-ao-meio-ambiente/

Laísa Mangelli