As atividades humanas estão tornando o planeta mais quente devido a emissão de gases que agravam o efeito estufa, como o gás carbônico. Por isso, em dezembro, representantes de 196 países estarão reunidos em Paris para a 21a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, conhecida como COP 21.

As expectativas sobre a conferência estão movimentando a sociedade civil e organizações. Espera-se que os governantes assumam compromissos para reduzir drasticamente as emissões desses gases. E que, assim, evitem a intensificação de mudanças climáticas que podem por a vida na terra em xeque.

É nesse contexto que grupos ao redor do mundo estão organizando a Mobilização Mundial pelo Clima, que acontecerá no dia 29/11, na véspera do início da COP 21. Mais de 1.700 atividades em diferentes países estão programadas para o dia. Entre elas estão marchas, shows e oficinas. O objetivo é trazer para as ruas pessoas de diversas cidades que pressionem os governos a  assumir acordos mais ambiciosos, que representem a real solução para a crise climática. 

Para a Mobilização no Brasil, há dezenas de organizações envolvidas, como Greenpeace, Engajamundo, Avaaz e Here Now. Juntos, vamos levar para ruas – além das pessoas – temas cruciais para o controle das mudanças climáticas: Florestas, Energia Renovável, Mobilidade, Resíduos, Agricultura Urbana e Água.

Sobre florestas, vamos defender o mote do “Desmatamento Zero”. Apesar do Brasil ter em seu território boa parcela da Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, a destruição sistemática dessas áreas é uma das principais causas das emissões nacionais. E o Brasil é, hoje, um dos dez países que mais colaboram com o aquecimento global.

Em outubro, o Greenpeace entregou ao governo o projeto de lei pelo Desmatamento Zero, com o apoio de mais e 1,4 milhão de pessoas. A COP 21 é, então, uma boa oportunidade para o governo se comprometer com o fim da destruição das florestas nacionais.

Dezessete cidades já tem suas atividades para a Mobilização Mundial pelo Clima confirmadas: São PauloMogi das CruzesManausNatalFortalezaRecifeGoiâniaRio de JaneiroBelo Horizonte,LavrasConselheiro Lafaiete, Porto Alegre, SalvadorUberlândiaFlorianópolisJoinville e Brasília

E você, vai entrar no clima com a gente?

Fonte: Greenpeace