Projeto Sociambiental 2015 é concluído com festa


Durante a manhã deste sábado, 28 de novembro, o Movimento Socioambiental e Jurídico – ECOS realizou a festa de celebração do encerramento do “Projeto Socioambiental 2015”. A Escola Superior Dom Helder Câmara sediou o evento comandado pelos coordenadores do Movimento, professor Francisco Haas e o advogado Luiz Chaves, e pelo professor Elmo Júlio de Miranda.

Clique na imagem ao lado e confira o álbum de fotos!

A disputa on line teve como objetivo a criação de projetos de cunho ambiental envolvendo questões diretamente relacionadas à escola ou ao entorno da mesma e seu bairro, dando enfoque a quatro temas predeterminados: educação ambiental, água, energia e redução de resíduos sólidos. A competição ocorreu entre as instituições de ensino integrantes do ECOS com início no mês de maio, quando foi disponibilizada a primeira tarefa no espaço virtual. Nos meses seguintes as equipes concorrentes tiveram de concretizar outras sete etapas e comprovar seus esforços através de registros virtuais.

Durante o evento os competidores foram recebidas com uma apresentação musical feita pelos alunos do Colégio Tiradentes, ao som de violino e violão. O momento foi repleto de interação, alegria e muitos aplausos.

 

Disputa final

Dado início a fase final da competição as sete equipes classificadas tiveram 10 minutos para que cada uma apresentasse seu Projeto da melhor maneira possível. Foram feitas peças teatrais, números musicais, danças e exposições de fotos e vídeos. A equipe julgadora da disputa foi composta pelos advogados Edmilson Ferreira e Gesun Prestes, além do professor Adair José dos Santos Rocha e a funcionária da Dom Helder Patrícia.

Para que a pontuação final fosse discutida entre os jurados foi realizada uma pausa e servido um café da manhã especial, que fez com os jovens de diferentes escolas se conhecessem e interagissem, antes de ser anunciada a classificação das equipes.

Ao retornarem para o auditório, os presentes foram recebidos pelo Bloco Àlvaro Salles, que realizou uma bela, animada e estimulando apresentação musical. O Bloco é um projeto cultural formado pelo programa Juventude e Polícia em parceria com a Polícia Militar de Minas Geraris e a Escola Estadual Deputado Àlvaro Salles.

O reitor da Dom Helder, Paulo Humberto Stumpf SJ., esteve presente na festa de encerramento dos trabalhos de 2015 do ECOS e proferiu algumas palavras em agradecimento aos presentes e a iniciativa dos jovens integrantes do Movimento. “É muito bonito ver o esforço, dedicação de todos e os projetos desempenhados pelo ECOS e seus integrantes, como a bela caminhada ecológica realizada pelo Movimento no dia 12 de setembro. Os trabalhos são emocionantes e vocês estão de parabéns”, declarou o reitor. 

 

Premiação

Depois de realizada a soma final de todos os pontos os coordenadores Francisco Haas e Luiz Chaves anunciaram os vencedores de cada categoria:

Temática Educação Ambiental: Escola Estadual Flávio dos Santos

Temática Água: Escola Estadual Professora Luíza Maria de Souza

Temática Energia: Escola Estadual General Carneiro

Temática Resíduos Sólidos: Escola Estadual Professor Leopoldo de Miranda

Foram realizadas as entregas de troféus para os primeiros colocados de cada uma das categoria. As escolas que estiveram presentes na disputa e ocuparam os segundos lugares de cada temática levaram para suas instituições uma bola de futsal oficial. Para as primeiras colocadas será realizada uma festa de confraternização, durante um dia de lazer, proporcionado pelo Movimento ECOS, a todos os integrantes das equipes cadastrados na disputa ambiental, acompanhados de dois responsáveis de cada escola premiada. O local e data do encontro ainda será definida pelo Movimento e repassada aos responsáveis pelas equipes.

Publicado em: ECOS