Como ficou o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, após o rompimento da barragem, no dia 05 de novembro. Foto: Foto: Rogério Alves/TV Senado.

Como ficou o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, após o rompimento da barragem, no dia 05 de novembro. Foto: Foto: Rogério Alves/TV Senado.

Um vazamento de lama na manhã desta quarta-feira (27), na barragem de Fundão, em Mariana, fez com que a mineradora Samarco retirasse seus trabalhadores do local. Segundo a empresa, não houve necessidade de disparar a sirene.

A Defesa Civil dos municípios de Mariana e Barra Longa foram avisadas. De acordo com a mineradora, houve “uma movimentação de parte da massa residual da Barragem de Fundão devido as chuvas das últimas semanas”.

Há 83 dias, essa mesma barragem se rompeu, matando 17 pessoas e destruindo toda a fauna do rio doce e tributários. Dessa vez, não houve vítimas humanas.

Leia a íntegra da nota da Samarco:

A Samarco informa que ocorreu, na tarde de hoje, 27 de janeiro, uma movimentação de parte da massa residual da Barragem de Fundão devido as chuvas das últimas semanas.

De forma preventiva e seguindo seu Plano de Emergência, os empregados, que atuam próximo à área afetada, foram orientados a deixar o local.

Não houve a necessidade de acionamento de sirene por parte da empresa. As defesas civis de Mariana e Barra Longa foram devidamente informadas.

Ressaltamos que o volume deslocado permanece entre a barragem de Fundão e Santarém, dentro das áreas da Samarco.  A Samarco reafirma que as estruturas das barragens de Germano e Santarém permanecem estáveis com base no continuo monitoramento.

Fonte: EcoD