I SIMPÓSIO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO


Com o objetivo de integrar conhecimentos científicos em defesa do Velho Chico, Comissão Organizadora convida à todos para que submetam seus resumos expandidos para o do I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

O Fórum de Pesquisadores de Instituições de Ensino Superior da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco juntamente com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF está promovendo, entre 05 a 09 junho de 2016, o I Simpósio da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco – I SBHSF.

Com tema central “Integrando o conhecimento científico em defesa do rio”, o evento objetiva congregar cinco eixos temáticos: governança, qualidade da água, quantidade da água, recuperação ambiental e dimensão social na expectativa de estabelecer o estado atual do conhecimento sobre esse rio de extrema importância nacional. Junta-se a este conjunto de temas as manifestações culturais que ocorrerão durante todo o evento.

Entre os dias 05 a 09 de Junho deste as cidades vizinhas de Petrolina (Pernambuco) e Juazeiro (BA) serão os palcos dessa valiosa discussão, trazendo as margens do Rio São Francisco como cenário motivador na construção da integração nacional do conhecimento científico, dos diversos pesquisadores.

A integração urge a frente de condições climáticas extremas e da elevada exploração em um rio cada vez mais degradado em termos socioambientais. Esses desafios comporão toda a agenda do evento, resultando na sinalização de deficiências e soluções na busca da qualidade ambiental e articulações em defesa do Velho Chico. Ou seja, é um evento que visa identificar o estado da arte da produção científica existente sobre o tema, com a participação nacional e internacional de diversos estudiosos relacionados ao tema.

Saiba como participar.

Mensagem do Presidente do CBHSF

Comunidades indígenas e quilombolas, comitês de rios afluentes, integrantes de unidades do Ministério Público e os segmentos de produtores ligados à irrigação, pesca artesanal, navegação, abastecimento de água, turismo e mineração, todos eles têm sido apoiados e estimulados pelo CBHSF para estreitar laços e construir uma percepção comum sobre a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, seus grandes dilemas e enormes desafios.

Quando propôs às instituições de ensino superior a realização de deste Simposium que, pela primeira vez, vai reunir os pesquisadores e cientistas de toda a bacia, o objetivo principal do CBHSF é o de colocar a inteligência sanfranciscana a serviço de um grande projeto que possa contribuir decisivamente para superar os gargalos do conhecimento que é necessário para a gestão sustentável dos recursos hídricos e do meio ambiente em sua interação com o desenvolvimento da região.

Por suas grandes dimensões, riqueza histórica, biodiversidade, socioeconomia e por ser, indiscutivelmente o grande elo de integração do território nacional, a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um notável laboratório e um grande cenário para que a Academia possa exercitar toda a sua criatividade, principalmente nos tempos difíceis da nascente era dos extremos climáticos.

Vamos todos a Petrolina e Juazeiro!

Anivaldo Miranda
Presidente do CBHSF