Equipes apresentam propostas para Projeto Socioambiental


Equipes de vinte e duas escolas públicas da região metropolitana de Belo Horizonte apresentaram, no último sábado (30), suas propostas para o Projeto Socioambiental 2016.

Promovido pelo Movimento Ecos, o projeto tem como objetivo provocar mudanças de atitudes dos atores envolvidos para a redução do consumo de água, energia e da geração de resíduos nas instituições inscritas. Neste ano, o combate ao Aedes Aegypti também deve ser comtemplado pelos estudantes.

"As equipes estão concorrendo em um das categorias: água, energia elétrica, redução de resíduos sólidos ou educação ambiental. No entanto, todas precisam desenvolver também ações relacionadas à saúde no que se refere à prevenção da Dengue, Chikungunya e Zika e ao combate aos focos de proliferação do Aedes Aegypti", explicou o professor Luiz Chaves, integrante do Ecos, na abertura do evento.

Participaram o coordenador do movimento Ecos e Pró-reitor Francisco Haas, o professor do Mestrado José Cláudio Junqueira, e Elmo Júlio Miranda, representante do Ecos junto às escolas.

Propostas

Finalizadas as mensagens de boas-vindas e direcionamentos gerais, as estudantes Laura Oliveira e Rebeca Almeida, representantes da Escola Estadual Professor Leopoldo de Miranda, abriram as apresentações. Com projeto para a categoria Resíduos Sólidos, elas propuseram a realização de um ‘Dia D’ na Escola, voltado para a identificação de focos de proliferação do Aedes Aegypti. "O lixo é um dos principais criadouros do mosquito e nós, alunos, podemos atuar em sua redução. É preciso também informar e orientar a sociedade", afirmou Rebeca.  

Veja o álbum de fotos!

Já os estudantes Léo Lima e Késsia Hiandra, da Escola Estadual Professora Amélia de Castro, desejam revitalizar o jardim da instituição e criar uma horta. Planejam ainda realizar oficinas e recolher garrafas plásticas para a construção de armadilhas contra o Aedes Aegypti. A equipe concorre na equipe Educação Ambiental.

A equipe da Escola Estadual Isabel da Silva Polck, por sua vez, optou pela categoria Água. "O tema foi escolhido em função da crise hídrica que é recorrente nos últimos anos em nosso país, tendo como maior afetado os estados do Sudeste, além da região Nordeste que sempre sofre com esse fenômeno natural", explicaram os estudantes. Entre as ações sugeridas estão a redução dos gastos de água na escola, conscientização de alunos, professores e funcionários, reaproveitamento de água da chuva para uso de limpeza e outros, e eliminação de focos de dengue dentro do perímetro escolar.

Balanço

Ao todo, 22 propostas foram apresentadas e avaliadas por uma comissão. De acordo com o professor José Cláudio Junqueira, todas as equipes cumpriram a tarefa com sucesso e desenvoltura. "Os alunos, professores e diretores aqui presentes estão de parabéns! Até o represente da Escola Olegário Maciel, que disse estar nervoso, fez uma ótima apresentação. Gostei bastante do conteúdo trabalhado pelas equipes, fica claro que o Movimento Ecos está avançando", analisou.

Caminhada

Ao final do evento, os participantes optaram pela realização de uma caminhada ecológica no mês de setembro, com a proposta de sensibilizar a sociedade para a preservação ambiental e demais causas defendidas pelo Movimento. "Nós sempre pensamos nesses momentos coletivos, pois é uma maneira de socializar esperanças e ampliar o alcance de nosso projeto", apontou o professor Francisco Haas.

Veja outros comentários sobre a atividade:
 
"Várias equipes falaram: palestras são muito importantes, mas precisamos partir para ações concretas. Levar o conhecimento para outras famílias, escolas, grupos. O Ecos é um projeto multiplicador, vocês entenderam bem a proposta" – José Cláudio Junqueira, professor da Dom Helder Câmara.

"Até pelo momento político que estamos vivendo hoje, nos sentimos muito sem possibilidade, sem ação. Acho que é tão importante pro jovem sentir que ele tá fazendo alguma coisa para melhorar o mundo! Aos poucos podemos mudar essa realidade, e a Escola publica é o caminho" – Laura Oliveira, aluna da Estadual Professor Leopoldo de Miranda.

"Adorei o projeto! Ele dá sentimento de poder ao jovem e mostra que a Dom Helder se preocupa com a sociedade e com os nossos filhos. Também adorei a Escola! É muito organizada, dá oportunidade para os nossos filhos participarem do Ecos e ainda agregar uma bolsa de estudo, caso decidam estudar aqui. O projeto é bom para todos!" – Sandra Maria de Oliveira, mãe da aluna Laura Oliveira.

Publicado em: ECOS